• Cuiabá, 19 de Abril - 00:00:00

Justiça Eleitoral isenta Jayme Campos de propaganda extemporânea


Da Redação - FocoCidade

Decisão do juiz federal Paulo Alves Cézar Sodré, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso - TRE/MT, que anteriormente havia negado liminar a pedido do Ministério Público Eleitoral, isentou o pré-candidato ao Senado da República pelo DEM, Jayme Campos, da prática de propaganda eleitoral extemporânea por causa de publicação veiculada nas mídias sociais.

Segundo o magistrado, que baseou sua decisão em jurisprudência e julgados do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, ”assim, outra não pode ser a conclusão deste julgado, senão a de que a postagem, inserida no perfil do FACEBOOK do representado, não caracteriza propaganda eleitoral extemporânea, sendo, consequentemente, um indiferente eleitoral, que não é passível de controle por parte da Justiça Eleitoral”, discorreu a decisão do juiz federal Paulo Sodré.

Lembrou ele em sua decisão que a controvérsia quando ao uso HASHTAGS (#) utilizadas por Jayme Campos ao final da postagem que fazem referência à sigla (#DEM) e ao número do partido (#25), foi dirimida pelo “novel entendimento do Colendo TSE, que concluiu que o uso classicamente reconhecidos como caracterizadores de propaganda, quando desacompanhado de pedido explicito de votos, não enseja irregularidades”, frisa o juiz do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

A postagem veiculada no dia 13 de julho e que faz parte da representação do Ministério Público Eleitoral e negada pela Justiça Eleitoral frisa que:

"Pessoal, como vocês puderam acompanhar na mídia, eu e o Mauro Mendes decidimos que vamos trabalhar para viabilizar a nossa candidatura ao Senado e ao Governo, respectivamente. Estamos abertos para ouvi-los e decidirmos JUNTOS qual é o Mato Grosso que queremos. Espero contar com o apoio de vocês nessa caminhada!"

#JaymeCampos #DEM #MT #25. 

O defensor da ação, Ronimárcio Naves, se limitou a dizer que a decisão seguiu o entendimento maior da Justiça Eleitoral e que a postagem nada mais era do que uma manifestação do ainda pré-candidato a uma vaga ao Senado da República e a iniciativa em ouvir a população.

Por fim em sua decisão final, Paulo Sodré acrescenta que: “Ante o exposto, considerando que não se encontra configurada a propaganda eleitoral extemporânea, julgo improcedente, o pedido formulado pelo Ministério Público Eleitoral nos termos do art. 36-A da Lei 9.504/71 c/c art. 33 da Resolução 23.551 do Tribunal Superior Eleitoral.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: