• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Sindspen critica PL que regulamenta cantinas e alerta sobre insegurança


Da Redação - FocoCidade

A Diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) criticou o Projeto de Lei 21/2018 que regulamenta as cantinas dentro das unidades penais do estado de Mato Grosso, aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa na semana passada.

Segundo o Sindspen, o PL "é precipitado e imprudente, deixando de considerar questões que são fundamentais para a segurança da unidade prisional e numa perspectiva macro compromete a segurança de toda a sociedade".

O texto aprovado no Poder, mensagem 27/2018, trata da gestão dos espaços destinados à venda de produtos e objetos permitidos e não fornecidos pela administração, em presídios do estado de Mato Grosso.

A proposta, em seu artigo segundo, ainda cria a hipótese de dispensa de licitação para a celebração do Termo de Permissão de Uso desses espaços com os Conselhos da Comunidade. A matéria original do governo recebeu uma emenda, mas foi rejeitada pelos parlamentares. A emenda não acatada modificava o parágrafo primeiro do artigo oitavo.

De acordo com o texto da proposta, o Termo de Permissão de Uso será firmado tendo por base a legislação vigente e conterá o prazo e a especificação completa e detalhada do espaço a ser utilizado para venda de produtos e objetos permitidos e não fornecidos pela administração prisional.

Confira nota sobre a posição do Sindspen:

"A Diretoria do Sindspen – MT afirma que o Projeto de Lei 21/2018 que regulamenta as cantinas dentro das unidades penais do estado de Mato Grosso é precipitado e imprudente. Isso acontece por que se deixou de considerar questões que são fundamentais para a segurança da unidade prisional e numa perspectiva macro compromete a segurança de toda a sociedade.

Ora, o Sistema Penitenciário aliado a outras Forças de Segurança Pública têm mobilizado esforços para combater o crime organizado que se estrutura principalmente dentro das unidades penais, dada as condições propícias que se instala em torno da superlotação e da ausência de estrutura física e funcional das cadeias e penitenciárias do Estado. “Não é segredo para ninguém que as facções têm cooptado novos membros dentro das unidades prisionais e esse projeto de lei vai agravar ainda mais o problema”, destacou o Presidente Interino do Sindspen/MT, Amaury Paixão.

Hoje as cantinas que funcionam nas unidades Penais são administradas por Associações dos Servidores do próprio sistema e toda a arrecadação é investida em melhorias na própria unidade penal. Pode-se aferir que os recursos arrecadados a partir das cantinas se tornou indispensável para se garantir um pouco de dignidade aos reclusos e seus visitantes, bem como para o próprio servidor e demais autoridades. Os recursos provenientes das cantinas atendem às demandas diversas como, por exemplo, a construção de local adequado e banheiros para visitantes, até a reforma de alas da unidade e ainda salas de aula para o ensino médio e fundamental e nível superior dos custodiados.

Um dos problemas de tirar a administração das cantinas das associações é que se abre uma porta de entrada que vai facilitar a cooptação de pessoas para o crime organizado. Isso por que o Conselho da Comunidade terá que contratar mão de obra para realizar os trabalhos demandados pela cantina, e esses trabalhadores podem ser cooptados pelo crime organizado ou ainda já fazerem parte das organizações criminosas, e isso poderia ser desastroso para a segurança das unidades e da sociedade de forma geral.

Outro problema seria a quantidade de agentes penitenciários que teriam que ser mobilizados para fazer a fiscalização e procedimentos de segurança, tanto em relação aos funcionários das cantinas, quanto os fornecedores e as próprias mercadorias. Isso é absolutamente inviável, pois, um dos grandes desafios para as unidades é realizar procedimentos com o baixo efetivo de agentes penitenciários para realizar as demandas diárias das unidades. Há de ser considerada também a presença de pessoas não especializadas no local, aumentando os riscos para todos.

Diante dessas ponderações a Diretoria do Sindspen considera que as cantinas precisam ser regulamentadas, no entanto, o assunto precisa ser amplamente debatido e a situação de segurança das unidades deve ser considerada acima de qualquer outra pauta e ainda, as Associações devem ser incluídas também como possíveis gestoras das cantinas, pois, até o momento têm surtido efeitos inegavelmente positivos para a população carcerária, servidores e demais autoridades que frequentam as unidades.

“É lamentável que uma questão tão relevante quanto à segurança das unidades e o combate ao crime organizado tenham sido deixados de lado, na propositura desse projeto de Lei, acreditamos que esse assunto merece mais atenção”, pontuou Amaury Paixão."

 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: