• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Prati-Cidade realiza mais de 3,5 mil atendimentos aos moradores de Várzea Grande


Da Redação - FocoCidade

O Mutirão Prati-Cidade registrou mais de 3,5 mil pessoas com serviços gerais ofertados pela prefeitura de Várzea Grande. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (6) na Escola Municipal de Educação Básica 'Maria Pedrosa de Miranda'.

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos participou de mais uma edição do Mutirão Prati-Cidade , vistoriou obras e também acompanhou o desenvolvimento de ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Várzea Grande, as de infraestrutura  e  de limpeza urbana que fazem parte das ações do Mutirão, que beneficia a região  do Parque Sabiá.

Na ocasião, Lucimar Campos agradeceu a participação popular e de seus auxiliares, que passaram a dar expediente, na ação do mutirão. “A Realização do mutirão é muito importante  porque existe uma confiança mútua entre todos nós: prefeita, servidores e comunidade. Todos trabalham pela cidade. Por isso, agradeço o envolvimento de todos, e principalmente dos  órgãos e instituições parceiras, que trazem serviços importantes para o atendimento em massa em um único dia, quer seja na retirada de documentos, atendimento médico, dispensação de medicamentos, exames laboratoriais de saúde, programas socioassitenciais, enfim, o que a comunidade necessita. A ação é o maior programa de inclusão social do nosso município  e proporciona às pessoas qualidade de vida e valores de cidadania”, disse a prefeita.

Em dias que antecederam ao evento, a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana completou os serviços de Iluminação Pública dos bairros beneficiados, foi feita coletas dos materiais de descarte, deixados pelos moradores, capina mecânica em locais críticos, limpeza das vias e de  terrenos, assim como a manutenção de algumas vias que se encontravam bastante desgastadas, com a operação tapa -buracos e em outras vias não asfaltada os serviços de encascalhamento e patrolamento, sendo estes últimos dois serviços executados pela secretaria de Viação, Obras e Urbanismo.

A equipe da Vigilância em Saúde visitou residências e terrenos baldios em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, além de realizar um trabalho de conscientização no bairro, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes, que pode causar graves doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya, além da vacinação de cães e gatos.

Foi realizado, pela equipe da Secretaria de Saúde, um trabalho de aferição de pressão arterial e medição de glicemia, além de serviço de conscientização sobre saúde da população. Houve também o serviço da equipe de saúde bucal, na distribuição de  kits de escovação e instruindo as crianças a realizar uma boa escovação, cuidando bem dos dentes, dispensação de medicamentos, consultas médicas, ficando a disposição cerca de 10 médicos generalistas, oftalmologia,atualização da cobertura da carteira vacinal das crianças, exames preventivos do câncer de útero (CCO), emissão do cartão do SUS, acompanhamento nutricional de crianças e orientação sobre o planejamento familiar.

A Secretaria de Assistência Social, assim como representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ,estiveram presentes para informar a população dos programas sociais oferecidos pela Administração, assim como informações sobre o cadastro e benefícios do Cadastro Único, além de proporcionar aos moradores do bairro corte de cabelo gratuito.

“A distância entre  a Administração Pública e o acesso aos serviços se encurta, pois com o Prati-Cidade temos oferecido condição de vida mais digna à população que, há até pouco tempo, não tinha certidões de nascimento, tratamento de saúde, medicamentos básicos e informações.O evento sintetiza o respeito da atual gestão à população várzea-grandense", disse a secretária de Assistência Social, Flávia Omar.

A população atendida saiu satisfeita com a gama de serviços que foram ofertados, onde a escola municipal neste dia, deu espaço para as Pastas de a Administração Pública atender o cidadão próximo de suas casas. Como é o caso da dona Joseane Marques, do Parque Sabiá  que aproveitou o evento para tirar a certidão de nascimento do seu filho . “Foi maravilho poder tirar a certidão de nascimento dele aqui próximo de minha casa. Estava esperando há muito tempo. Este documento é tudo e muito importante. Agora com ele em mãos, é fácil acessar serviços gratuitos de saúde do SUS. Hoje eu fiz o cartão SUS do meu filho e  ele já tomou todas as vacinas necessárias para o bem da sua saúde”, disse ela.

A  dona de casa, Jarda Oliveira,  do bairro São Mateus não perdeu a oportunidade de organizar os documentos pessoais e dos filhos. “Consegui fazer minha agendar para tirar a carteira de identidade e dos meus filhos e as certidões de nascimento. Deixei os documentos em dia  e tudo encaminhado. Neste dia fizeram exames de vista e se vacinaram”, agradeceu.

Também dona de casa, moradora da Cohab São Mateus, Teresa de Jesus levou a filha para buscar auxílio no encaminhamento a atualização de seus documentos. “Estes mutirões são muito importantes para nós. Além de colocar em dias os documentos, ela fez exames, e passou por dois médicos.Eu deixei meus documentos da Cohab onde moro, para ter meu título próprio, já que a prefeitura esta regularizando, e dando o título definitivo. Hoje foi um dia muito bom, não enfrentei filas grandes e já fiz tudo que precisava. Até cortei meu cabelo. Agradeço a prefeita por esta oportunidade que facilita a vida  de todos", reforçou.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: