• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Deficiência não é barreira para realizar os sonhos


Álvaro Menacho

Meu nome é Álvaro Oliveira Menacho, tenho 24 anos, sou acadêmico no último ano de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e estagiário na Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Nasci com Espinha Bífida (Mielomeningocele), uma malformação congênita do tubo neural, que tem como principais causas a carência do consumo de ácido fólico durante a gestação e fatores genéticos. No quarto mês de gestação, minha mãe descobriu que eu nasceria com uma deficiência, porém, ainda não sabia que se tratava da patologia.

Já fui submetido a 17 cirurgias em decorrência da doença, sendo a primeira delas realizada quando eu tinha apenas 36 horas de vida. No meu 18º dia de vida, fui diagnosticado com Hidrocefalia, uma deficiência que se caracteriza pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano na cavidade craniana e é bastante frequente em pessoas que nascem com Espinha Bífida.

Apesar de tudo... sobrevivi e a minha deficiência nunca foi um fator determinante em minha vida. Sempre procurei viver de um modo mais comum possível e, jamais permitindo que minha limitação física ditasse o que eu poderia, o que eu teria e aonde eu chegaria. Ao longo do tempo me deparei com algumas dificuldades, como a falta de acessibilidade nos locais onde eu frequentava e a ignorância da sociedade que, por muitas vezes, resultou em situações constrangedoras que eu tive que enfrentar, mas jamais deixei que este tipo de coisa me abalasse.

A mensagem que quero repassar por meio deste artigo é: Não se abale, não se limite, não coloque pedras em seus sonhos!

Além de universitário e estagiário, eu também dedico uma parte de mim ao voluntariado na Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso (AEB-MT), onde além de um dos primeiros associados sou membro do conselho fiscal. Faço parte da AEB-MT desde a sua fundação no ano de 2004. O surgimento da AEB-MT foi praticamente um divisor de águas para mim, pois através de lá, eu pude adquirir muito conhecimento em relação aos direitos que possuo e o convívio com pessoas que vivenciam a mesma realidade que eu, me proporcionou a troca de experiências, o que foi fundamental para que eu adquirisse a consciência que tenho hoje.

Quem também tiver interesse em participar pode entrar em contato pelo telefone: (65) 3663-3745, ou nos faça uma visita o endereço é rua Araras, Qd 40, Nº 40, Bairro - Recanto dos Pássaros.

 

Álvaro Menacho é acadêmico de Comunicação Social e voluntário na AEB-MT. Email: alvmenacho@gmail.com 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: