• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Os dentes e o estilo dos jogadores da seleção brasileira


Dr. Rosário Casalenuovo Júnior

Será que faz parte do uniforme para ser campeão?  As tatuagens são obrigatórias, se possível em todo o corpo, não sei a finalidade mas acho que deve ser como no filme Ponto Cego, que tem a personagem principal inteira tatuada e a  história se desenrola em torno dos desenhos em seu corpo. Fico intrigado com as tatuagens, o porque fazê-las? É uma decoração para ficar mais bonito? Se bem que tem algumas estranhas e mal desenhadas. É sinal de “tô nem aí”, audácia, liberdade? Mas é livre ter que carregar os desenhos para sempre? Pensando na estética, fica mais bonito um antebraço tatuado do que envelhecido, cheio de pintas e manchas. Quem sabe quando eu chegar assim farei uma também!  

Mas o que acho incrível mesmo são os cabelos, quantos tipos diferentes, considerando desde as cores, o volume, o corte, enroladinho, alisadinho, mechas, topetes, desenhos no corte zero. E o interessante é que os topetes com super gel, não se movem, nem com cabeçada na bola. Parece que tem memória e retorna a forma original imediatamente. O idealizador do filme Her nos anos 70, que mostrava as cabeças mais malucas dos tempos, nunca imaginaria como iria ficar tão diferente as formas de cabelo.

Agora quanto aos dentes que hoje viraram moda, as lentes de contato dental.

Virou um marketing os dentistas fazerem os dentes das modelos e misses no Brasil para mostrar o trabalho em um rosto lindo. Também vemos este trabalho em alguns jogadores de futebol, com belas jogadas, porque em termos de beleza facial… ficamos com o futebol mesmo.

Li algumas críticas em relação aos dentes dos jogadores. Mas tenho que concordar, pois esta é a área que entendo devido a minha profissão, sou diretor clínico do Instituto Machado, que é referência nestes trabalhos e posso dizer que a colocação das lentes exige um estudo da Arquitetura da Face, pois beleza é harmonia entre as estruturas dos dentes com a arcada, com os lábios e o rosto.

Então tem muita coisa envolvida para que o resultado final -  que é o rosto inteiro com um sorriso onde aparecem os dentes. Portanto não se pode dizer que o dente ficou lindo sem incluir o rosto. Mais ainda, os dentes ficam sem contorno tridimensional, causando alongamento e estreitamento. Ficando assim artificial ou mais ainda, muito fora da natureza. 

A beleza é mais bonita quando se tem saúde, e a forma no corpo não é apenas para enfeite, tem todo sentido para o funcionamento. Principalmente a face que tem muitas funções, a boca também. E quando se estudas estas funções, aí se entende que é muito mais além do sorriso perfeito. Tem que ter um rosto perfeito, com as funções em equilíbrio e as estruturas adequadas para que tudo funcione. Assim a beleza fica natural, e do natural vem a saúde. Agora o que escrevo não são apenas observações, tudo tem embasamento científico. Por isso os dentistas devem ser além de um protetista, devem ser um artista e estudar também o organismo. Assim podemos entender o porque se criticam os dentes dos nossos representantes brasileiros no futebol. Mas espero que os pés deles estejam perfeitos para marcarem muitos gols e trazer mais uma taça para o Brasil varonil.

 

Drº Rosário Casalenuovo Júnior, é Diretor Clínico do Instituto Machado de Odontologia – Brasília (DF), São Paulo (SP)  e Cuiabá (MT); Co-autor do livro Cirurgia Ortognática e Ortodôntica; Presidente da ABOR-MT (Associação Brasileira de Ortodontia - SEC.MT); Membro da Academia Libero-Latino-Americana de Disfunção Crâneo-mandibular e Dolor Facial; Membro da Academia Libero Latino Americana de Estética Médica e Interdisciplinar. Especialista em: Ortondontia (Bioprogressiva e Arco reto); Ortopedia Funcional dos Maxilares Dor Orofacial e Disfunção de ATM; Formação no Conceito Castillo Morales de Reabilitação; Autor do Conceito Arquitetura da Face; Autor do Conceito Ortodontia Funcional e Estética.

Email: dr.rosario@institutomachado.com.br




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: