• Cuiabá, 19 de Abril - 00:00:00

Católica de MT e Unisinos oferecem mestrado e doutorado em VG


Da Assessoria

A parceria entre a Católica de Mato Grosso e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, oferece mestrado e doutorado em Ciências Sociais e Filosofia presenciais. “É mais uma conquista da nossa instituição porque, além do ensino nos cursos de graduação, estamos proporcionando aos profissionais o desenvolvimento de pesquisas que atendam os anseios da sociedade”, frisa o diretor-geral, padre Edson Sestari.

De acordo com ele, os cursos serão desenvolvidos no campus da Católica, a partir do primeiro semestre de 2019, sendo que o processo seletivo será realizado nos dias 27 e 28 de agosto por professores da Unisinos. Os cursos de Filosofia e Ciências Sociais são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

O mestrado, com duração de dois anos (24 meses), é uma pós-graduação estrito senso (stricto sensu) voltada ao ensino e à pesquisa. Com caráter acadêmico e visa, principalmente, formar pesquisadores e professores para lecionar no ensino universitário.

E o doutorado tem o intuito de aprimorar a investigação num determinado campo da ciência e ampliar conhecimentos na prática da docência. A duração do doutoramento é de quatro anos (48 meses). 

Pesquisas

O Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Sociais estuda, como área de concentração, Políticas e Práticas Sociais e propõe-se a realizar o exame das questões vinculadas às ações e visões do Estado e da Sociedade relacionadas à questão social, especialmente no que respeita aos campos e processos de expressão das desigualdades.

O PPG aborda esses temas teoricamente e em seus desdobramentos metodológicos e empíricos, sob a ótica da pesquisa e da intervenção de atores e instituições. As pesquisas são desenvolvidas nas seguintes linhas: Identidades e Sociabilidades; Atores Sociais, Políticas Públicas e Cidadania e Sociedade, Economia e Emancipação. 

Filosofia

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia forma profissionais capazes de examinar, com acuidade técnica e originalidade, problemas emergentes e clássicos do pensamento filosófico, além de atuar na pesquisa e docência. 

O Programa mantém parceria com a Universidade do Quebec, em Trois-Rivières, no Canadá, e com a Universitàdi Padova, em Pádua, na Itália, e destaca-se pela excelência acadêmica em uma qualificada trajetória de existência. As linhas de pesquisa são: Sistemas Éticos; Linguagem, Racionalidade e o Discurso da Ciência e Filosofia Social e Política. 

Inscrições

As inscrições para qualquer programa podem ser feitas no portal (catolicamt.com.br), ou na secretaria acadêmica (65) 3685 0897 ou 98459 2487.E a oficina de pré-seleção será nos dias 27 e 28 de agosto, a partir das oito da manhã, com a apresentação das áreas de pesquisa dos programas e atendimentos individuais por interesse de estudo. A Católica está localizada na Rua Pérola, 105, próxima ao Hospital Metropolitano, no Cristo Rei, em Várzea Grande.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: