• Cuiabá, 25 de Abril - 00:00:00

Tradicional Pesca de Canoa do FIPe será realizada neste sábado


Da Redação - FocoCidade

Com objetivo de manter a tradição, desde 2005, a organização do Festival Internacional de Pesca Esportiva – FIPe,  inseriu em sua programação a prova de pesca de canoa artesanal, onde só podem participar pescadores embarcados em canoas de madeira (troncos ou tábuas), e a pescaria é feita exclusivamente com o uso de linhadas de mão.

Participantes destacam que esta prova é uma das mais emocionantes do evento, onde os motores são substituídos pela força dos braços que impulsionam os remos para a raia de pesca. 

A prova embarcada de pesca artesanal de canoa do 37° FIPe, acontece neste sábado (9), a partir das 14 horas.

De acordo com a organização do evento, além de ser uma prova de destaque por suas características peculiares, a Pesca de Canoa, resgata a tradição da pesca artesanal e oportuniza os ribeirinhos a demonstrarem aos turistas suas habilidades nessas embarcações. Como prêmio, os vencedores vão receber um barco de alumínio de 6m e um motor de popa 55 HP.

O coordenador de arbitragem, Claudionor Duarte Correia, faz alguns alertas necessários para que as equipes não sejam desclassificadas, e cita como fator principal  que as equipes leiam atentamente o regulamento.  “Alguns observações estão bem claras, como a permissão somente de linhada de mão,  canoas apenas de madeira, poita ou ancora om cabo  suficiente para que a embarcação não fique rodando na área de pesca, uso do colete obrigatório, entre outros itens que constam no regulamento”, orienta Claudionor.

Para o prefeito Francis Maris Cruz, a pesca de canoa é a poesia do FIPe, pois resgata a história e a cultura dos pescadores ribeirinhos que escreveram páginas  da biografia do Rio Paraguai e da cidade de Cáceres. “ Ao reconhecer a importância do pescador  artesanal, o ribeirinho,  para Cáceres e para o FIPe, convido a população para prestigiar esta grande prova de pesca, que com certeza encanta o participantes”, reconheceu Francis Maris. (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: