• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Polícia Federal combate contrabando e comércio ilegal de agrotóxicos no Estado


Da Redação - FocoCidade

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (7) a Operação Terra Envenenada, com o objetivo de combater o contrabando, a adulteração e o comércio ilegal de agrotóxicos na região norte de Mato Grosso. 

Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de importação e transporte de substâncias tóxicas, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro e as penas podem variar de um a 10 anos de reclusão.

Participam da ação 76 policiais, que cumprem 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão nos estados de Mato Grosso, Goiás e Paraná. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal – Subseção Judiciária de Sinop (MT).

A investigação teve como base o acompanhamento de organização criminosa voltada para a importação, manipulação e venda de produtos agroquímicos que, em razão dos gravíssimos danos que provocam à saúde humana, têm o uso rigorosamente limitado pelos órgãos oficiais.

Os suspeitos, por meio de extensa rede criminosa, compravam os produtos do Paraguai e realizavam o transporte por vias vicinais até o norte de Mato Grosso, contando com a conivência de agentes públicos. No seu destino, aumentavam o volume, adulteravam os produtos misturando-os com agroquímicos permitidos ou inseticidas de preço baixo, revendendo a valores altíssimos para outros intermediários. Frequentemente, o produto também era repassado a grandes agricultores da região. Por meio de ameaças e coações, os suspeitos garantiam a adimplência dos clientes.

Em razão das vultosas margens de lucro obtidas pelo esquema ilícito e métodos agressivos de cobrança, os investigados possuíam um estilo de vida incompatível com os ganhos declarados, chegando inclusive a atuar em outros ramos econômicos para mascarar e lavar os proveitos do crime. (Com informações PF)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: