• Cuiabá, 19 de Abril - 00:00:00

Jornal A Gazeta, expoente de uma imprensa livre e ativa


Gilberto Figueiredo

A história mostra que toda e qualquer democracia requer uma imprensa livre e ativa. Nesta semana, um dos expoentes da imprensa livre em Mato Grosso completa 28 anos de fundação. Trata-se do jornal A Gazeta que, ao longo deste período, se consolidou como um canal que dá vez e voz para todas as reivindicações da população do nosso Estado. Por todo este serviço prestado, sinto-me no dever de parabenizar o veículo e todos os profissionais que lá atuam.

Cheguei a Cuiabá ainda menino e pude ver e vivenciar todas as transformações pelas quais a nossa capital, Cuiabá, passou. Sem perder a sua veia acolhedora, a cidade cresceu, se tornou cosmopolita e hoje desponta entre as principais do país. Todas estas mudanças foram contadas a um número gigantesco de pessoas, nas páginas de A Gazeta.

Os profissionais deste respeitado veículo de comunicação nunca mediram esforços para apontar os problemas, mostrar soluções e expor nossas mazelas. Por conta disso, a cada edição o jornal conquistou a admiração de nossa gente e o respeito das autoridades e agentes públicos, pressionados a resolver os históricos problemas do município e do Estado.

Com um único compromisso, o da verdade, A Gazeta não se ateve a apenas contar as histórias do nosso cotidiano e foi além. Hoje, o veículo é responsável por um dos projetos mais eficientes na democratização da cultura, o Viva o Seu Bairro, que ao longo do ano leva atrações musicais e serviços de cidadania aos bairros mais distantes de Cuiabá.

Como professor, tenho plena consciência do papel da Educação na vida das pessoas. Tudo o que sou, tudo o que tenho, e onde cheguei são aspectos que devo à ela. Mas reconheço que a imprensa tem seu destaque na formação humana no sentido de gerar um senso crítico e de trazer subsídios para que as pessoas sejam capazes de pensar por si só, algo que é feito com muita eficiência pelo jornal.

Para que continuemos a evoluir enquanto sociedade, livre, justa e democrática, temos que manter forte o respeito à imprensa livre e ativa. Tenho a convicção de que os anos vindouros estarão sempre contados nas páginas de A Gazeta, com o mesmo compromisso com a verdade, com a mesma imparcialidade que fizeram do jornal um dos principais veículos do país. A todos os profissionais que por lá passaram e lá estão, os meus parabéns pelos 28 anos de fundação do periódico.

 

Gilberto Figueiredo é vereador por Cuiabá.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: