• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Gestão anuncia nova Base Operacional na área central de VG


Da Redação - FocoCidade

A Guarda Municipal vai ganhar mais uma nova base operacional de segurança. Segundo a gestão municipal, em junho entrará em funcionamento a base da Praça Aquidaban. O objetivo é ampliar as ações da Guarda Civil Municipal e ao mesmo tempo, intensificar as atividades de prevenção à violência e o ordenamento do trânsito na área central da cidade.

“A segurança das pessoas frequentarem o espaço público vai ser resgatada com a presença da Guarda. Estamos atendendo também a reivindicação do comércio local”, disse o secretário interino de Defesa Social, Evandro Homero Dias. Explicando o secretário que a nova unidade vem  reforçar o compromisso da gestão com a segurança pública e elogiou o trabalho em conjunto realizado com a Polícia Militar e Prefeitura.

"Várzea Grande era uma das cidades com grande ocorrências de roubos, hoje, bem mais segura com as ações conjuntas. Segundo dados da Coordenaria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), nos primeiros quatro meses de 2018 o crime de roubo diminuiu 42% em Várzea Grande e 36% em Cuiabá, comparado com o mesmo período de 2017. De janeiro a abril deste ano, o município de Várzea Grande registrou 844 roubos - geral. No mesmo período de 2017 foram 1.456 casos. Estes dados são importantes, significando que estamos no caminho certo com as ações da Guarda Municipal. A cidade tem hoje um ambiente de ocupação dos espaços públicos pelas famílias, com ações da gestão de esporte e lazer. As bases da Guarda fazem parte também dessa ocupação do espaço público e em locais estratégicos, oferecendo mais opções de mobilidade para a Guarda e para a população", afirmou o secretário Homero Dias.

“Hoje, temos 146 guardas municipais. Portanto, nosso contingente vai trabalhar com mais 80, com a abertura do concurso público, cujos trâmites legais estão sendo finalizados, sendo a Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, responsável pelo certame. A queda de 42% de roubos é reflexo das nossas ações e que a Guarda Municipal está nas ruas, em conjunto com as forças de segurança. Nesta nova base os agentes poderão intensificar o número de rondas e, consequentemente, aumentar a eficácia no combate à criminalidade e na organização do trânsito, reforçando o patrulhamento diário nessa região importante da cidade”, explicou o secretário.

A nova base passa a operar com quatro agentes da Guarda Municipal, sendo dois fixos, na confecção de boletim de trânsito, atendendo aos comerciantes e moradores no recebimento de denúncia, e dois agentes estarão fazendo rondas na região. O horário de atendimento será das 7h às 17h. Já no período noturno a base servirá de ponto de apoio para as viaturas. “Com essa unidade o nosso trabalho será ampliado nas ações preventivas de segurança, no apoio aos órgãos municipais e população, no monitoramento contra depredação e atos de vandalismo de bens públicos na área central da cidade”, concluiu o secretário interino municipal de Defesa Social e Comandante da Guarda Municipal, Homero Dias.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: