Comitiva de MT integra Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios - Foco Cidade
  • Cuiabá, 14 de Agosto - 00:00:00

Comitiva de MT integra Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios


Da Redação - FocoCidade

Comitiva de prefeitos de Mato Grosso se prepara para integrar a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em evento que começa na próxima segunda-feira (21).

Com o tema Compromisso com o Brasil, o evento deste ano deve receber o presidente da República, Michel Temer, e ministros, na manhã do dia 22. A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM vai liderar a comitiva de prefeitos do estado, que vão se unir a outros cinco mil gestores municipais já inscritos no evento.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destaca a importância da participação dos prefeitos no evento, que terá uma ampla programação para tratar sobre temas que repercutem diretamente nas administrações municipais. “A Marcha será importante para os prefeitos debaterem itens da pauta municipalista, traçar estratégias de atuação para o atendimento das reivindicações, além de cobrar diretamente do presidente da República, ministros e parlamentares maior atenção para as demandas municipais”, assinalou.

Além do presidente Michel Temer, são esperados os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (MDB-CE), entre outros parlamentares. Está prevista, ainda, a presença dos candidatos à presidência da República, em dois blocos, nos dias 22 e 23 de maio. Incialmente, de acordo com programação, os candidatos terão espaço para expor suas propostas e para responder a questionamentos municipais. A intenção é recebê-los, individualmente, e obter deles o compromisso com a pauta prioritária dos municípios.

Durante o evento, terá a exposição de produtos, serviços tecnologias e também está previsto encontros de Agentes e de Mulheres Municipalistas, além de arena temática sobre integração continental: Fronteiras e Federação Latino americana de Cidades. O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, receberá os jornalistas de todos os estados para apresentar os novos estudos e do encerramento de seus 21 anos de gestão na entidade. A cerimônia de posse da nova diretoria da Confederação está marcada para o dia 23.

A Marcha prevê ainda a plenária sobre a pauta prioritária do Congresso Nacional, com a presença de parlamentares de todos os estados. A programação deste ano também reserva um espaço para tratar temas locais vinculados ao Judiciário, como o abaixo-assinado dos royalties, que requer decisão do Supremo Tribunal Federal, para a distribuição igualitária dos recursos arrecadados com a exploração do petróleo; e a plenária O Legislativo municipal e o Controle Externo, que deve receber representantes do Tribunal de Contas da União. A Marcha é considerada um dos maiores eventos municipalistas do mundo, sendo realizada pela CNM em parceria com as entidades estaduais e microrregionais municipalistas. (Com informações CNM e AMM)




0 Comentários



    Ainda não há comentários.