• Cuiabá, 25 de Abril - 00:00:00

'Nenhuma mentira resiste ao tempo e aos fatos', diz Antonio Joaquim sobre denúncia


Da Redação - FocoCidade

Denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por suposto crime ambiental no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antonio Joaquim disse que “a verdade sempre aparece e as injustiças são reparadas, pois nenhuma mentira resiste ao tempo e aos fatos”.

O conselheiro disse que informações, testemunhos e imagens históricas, assim como documentação fotográfica atual e laudos periciais, demonstram que ele está sendo, “mais uma vez”, vítima de uma ação desproporcional e estranha do órgão ministerial e de uma doentia perseguição feita por um vizinho.

Acusado de desmatar uma APP para implantar uma estrada e assorear um córrego para captar água para reservatórios de sua fazenda, Antonio Joaquim afirma que tem autorização da Sema para a ação e, quanto à estrada, se diz perplexo como a injúria, posto que o traçado existe desde meados do século passado. Para ele, o MP se baseia unicamente em descabidas denúncias  entabuladas pelo médico Alonso Alves, seu vizinho de fazenda e desafeto declarado, para tentar lhe imputar algo que seria facilmente desmascarado e esclarecido com uma simples visita à região.

O conselheiro recorre a testemunhos de moradores da região de uma época em que ele nem sonhava com os ares da Serra das Araras, no município de Nossa Senhora do Livramento (chegou na região no inicio dos anos 90). Pessoas como Antonio José Pompeo de Campos, o Picote, de 85 anos, que chegou na região em 1972. Picote conta que a estrada já existia décadas antes de vender um pedaço de sua propriedade para Antonio Joaquim construir o hoje Rancho T.

Picote explica que essa estrada era usada desde a década de 1960 por tropeiros. Mesma versão atestada por Antonio José Bonini, 73, dono da Fazenda Buriti Alegre. Este diz que fez melhorias na estrada em épocas que o conselheiro nem tinha chegado na região. Também Geraldo da Silva Barros, o Geraldinho, 58 anos, terceira geração de uma família que nasceu e se criou na área. Disse que conhece a estrada de tempos de sua infância. Paulo Fernandes da Silva, 78 anos, também se recorda da antiga estrada.

Antonio Joaquim pontua que essa é a mesma estrada usada pelo denunciante, o médico Alonso Alves, que junto com o pai Alonso Alves Pereira são donos da Fazenda Bocaina. Alonso e Joaquim são vizinhos ao pé da Serra das Araras.  Dono da fazenda Bocaina; o conselheiro, dono do Rancho T. A área do conselheiro é cortada ao meio pela propriedade do médico. A circulação é feita por uma antiga estrada, pela qual se tem acesso à serra.

O entrevero começou por conta do uso dessa servidão pública e descambou para troca diversa de acusações. O médico, que capta água no mesmo córrego que o fazia o seu vizinho, denunciou Antonio Joaquim por desmatamento e assoreamento depois que o conselheiro resolveu trocar o encanamento e aterrou os canos de 50 mm ao longo de estrada.

Alonso alegou que a estrada passava por sua propriedade, não importando se era servidão pública ou não. Por conta disso, passou trator e arrancou mais de 4000 metros de canos.

Na velha máxima de “um boi para entrar em uma briga e uma boiada para sair”, o caldo entornou com o médico denunciando o conselheiro em todas quanto possíveis instâncias judiciais. Fez os mais diversos tipos de acusações. Não apenas contra o conselheiro. Sobrou denúncias a órgãos como o CNJ  para juízes que rejeitaram argumentos lançados pelo médico. Também foram denunciados servidores da área de seguranla.

Antonio Joaquim afirma que "Alonso Alves chegou a contratar jornalistas para forjar jornais e noticias contra seu desafeto". Lembra que dois desses jornalistas chegaram a ser presos após tentativa de chantagem, para não publicar mais injúrias. Por isso, entende que "a polêmica da estrada, da água, do crime ambiental, tudo sempre teve como objetivo o desgaste de sua imagem pública".

Na questão do assoreamento disse estar tranquilo, mas pontua "uma grande injustiça". Explicou que mandou construir uma espécie de suspiro, para devolver água não utilizada no próprio leito do rio, de maneira a evitar desperdício. “Bem melhor que ficar escorrendo água depois que os depósitos ficavam cheios, no final do encanamento”. 

De acordo com Antonio Joaquim, no caso do desmatamento existe outro fato estranho. "O dano ambiental seria decorrente de corte de galhos e vegetação rasteira, em certo trecho, com largura de um metro, para instalação do cano a céu aberto. Laudo da Sema informa que, no ato da visita de inspeção, a vegetação já tinha sido recomposta". Nesse caso, lembra que "foi penalizado a plantar 27 mudas nativas".

O conselheiro pontua que "o inusitado é que, junto com o encanamento cor azul (de Antonio Joaquim), existia um outro, de cor preta, que leva água para a propriedade do médico Alonso Alves, este sem autorização alguma da Sema para captação. Para ele, sequer uma única citação". (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: