• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Prefeitura lança curso preparatório comunitário em Cuiabá


Alessandra Barbosa - Sicom

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro participaram na noite da segunda-feira (14), no Auditório do Colégio Presidente Médici da aula inaugural do Curso Preparatório Comunitário (CPC), - Profº Wantuil José Carvalho Silva.

O objetivo é preparar alunos com baixa renda familiar, para as provas de vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso é uma parceira das secretarias de Gestão, Inovação e Comunicação e Educação. Estiveram presentes também, o secretário de Educação Alex Vieira e a secretária adjunta de Educação Edilene Machado e o secretário de Inovação e Comunicação Marcos Brito.

Mil alunos que concluíram ou concluirão até dezembro o terceiro ano do ensino médio ou curso equivalente, em escolas da rede pública ou privadas, garantiram sua vaga no maior programa de inclusão educacional para jovens de baixa renda do estado. Distribuído em seis polos, oportunizando que jovens e adultos das quatro regiões da capital possam estudar com conforto, segurança, uniformes, material didático e apostilas para aprimorar o conhecimento conquistado em sala de aula.

Conforme o chefe do Executivo municipal, esse projeto é a consolidação do desejo dos pais de ver seu filho numa universidade. Além de ser um compromisso de campanha, ele também atende um pedido feito pelo professor Wantuil José Carvalho Silva, falecido no ano passado.

"Estou muito feliz de ver a quantidade de jovens que estão interessados em aprender. Tenho certeza que o professor Wantuil de onde estiver, estará muito contente. Este cursinho chega para suprir a necessidade de um ensino de qualidade aos jovens, cujos pais não têm condições de pagar um cursinho para seus filhos. Porque o sonho de todo pai e toda mãe é que nossos filhos não passem por privações e consigam sonhar com uma vida melhor. Por isso, implantamos estes cursos por toda a cidade para que este instrumento dê a eles todo suporte para a universidade, como também para dar a oportunidade aqueles que estudam para concursos públicos”, ressaltou Emanuel Pinheiro.

Para a secretária de Gestão Ozenira Félix de Souza este é um resultado das parcerias com a Educação e com a Inovação e Comunicação. “A união de todos, abraçada a uma gestão humanizada e dedicada, proporcionou que os serviços consigam chegar até a ponta, onde estão as pessoas com menor poder aquisitivo. Este cursinho traz para sala de aula os melhores professores, gratuitamente, beneficiando a população. É motivo de muita alegria e, de grande orgulho para mim, como professora fazer parte desse projeto”, confere Ozenira.     

O professor Cláudio Taques não esconde a sua satisfação, ao ver a sala lotada por jovens que estão comprometidos a aprender. “O sentimento é de vitória, é de dever cumprido, é solidário e um sentimento visceral! Porque você está ajudando uma população que anseia crescer na vida, ter um espaço mais digno para ajudar sua família. Pessoas que têm vontade e não têm oportunidade. Por isso nasceu esse projeto para incentivar os jovens que querem ser profissionais”, afirma o professor ‘Pardal’. 

O professor revelou ainda que o Centro Comunitário do bairro do 1º de Março terá aulas a partir desta quinta-feira (17) e que será inaugurado com toda estrutura para receber os alunos. Os demais polos começam as suas aulas hoje (15).

Já para Roger Henrique Barton, um dos professores do curso, diz que o que o levou a participar do corpo docente do projeto foi a questão social. “Sou formado em universidade pública, tenho mestrado em universidade pública e, o Estado investiu muito em mim. Esta é a minha primeira experiência em passar meus conhecimentos para uma população que não tem acesso a uma educação tão boa assim. Essa iniciativa da Prefeitura de Cuiabá foi excelente. Eu venho do Paraná, estou há quatro anos aqui e lá não tem esse tipo de politica pública, acho muito importante o poder municipal dar essa igualdade e oportunidade”, afirma.

A aluna da Escola Estadual Presidente Médici, Lídia de Souza diz que o cursinho irá complementar seus estudos, uma vez que faz o terceirão pela manhã e fará o cursinho no período vespertino. “Minha intenção é me tornar uma médica veterinária e essa oportunidade que a Prefeitura está dando para gente é muito boa, ainda mais que não temos condições de pagar um cursinho particular.”, comemora.

“Eu sou ex-aluno do Liceu Cuiabano, terminei o ensino médio ano passado e quando vi que ia ter esse cursinho gratuito fui logo me inscrevendo para ter aulas aqui no Médici. Pretendo ser advogado”, revelou Bruno da Silva Sanches, que vai estudar no período noturno.

Rosângela da Silva Ferreira e Midian da Silva Ferreira, mãe e filha pretendem estudar juntas para tentar uma faculdade, a mãe na área de Serviço Social e a filha ainda está em dúvida entre Música e Arquitetura.  “Para gente essa oportunidade vai ser uma mão na roda. Para mim que estou retomando meus estudo e para ela que ainda tem muitos sonhos a realizar. Esse projeto que a Prefeitura está realizando a favor da educação para estudantes de baixa renda pode mudar a vida da gente”, reforça a mãe. 

De acordo com o professor e vereador Mário Nadaf, precursor de outros cursinhos pré-vestibulares focados em alunos que não tem condições financeiras, a realização do CPC é um sonho compartilhado entre ele e o prefeito Emanuel Pinheiro.  “Estou muito feliz que este dia tenha chegado. E hoje estou aqui  junto ao prefeito Emanuel Pinheiro para dar as boas vindas a todos esses alunos  que pretendem realizar  o sonho de melhorar de vida e concluir uma faculdade” disse Mário.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: