• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Prefeitura confirma posse do 1º grupo de aprovados no concurso público


Da Redação - FocoCidade

Quinhentos novos servidores públicos já estarão integrados ao quadro de colaboradores da prefeitura de Várzea Grande, a partir do dia 1º de junho. Eles foram aprovados em concurso público para 2.678 vagas realizada no primeiro semestre deste ano.

Segundo a gestão, muitos dos classificados também deverão ser chamados, pois muitas vagas serão abertas com a inauguração de novos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs, ou antigas creches, novas escolas, novas unidades de saúde entre outros órgãos municipais que se encontram em obras.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos e o vice-prefeito, José Hazama, deram posse aos primeiros aprovados do concurso público realizado entre os meses de fevereiro e março para provimento de vagas em todas as áreas da administração municipal. Esse chamamento contempla 250 aprovados para Educação e outros 250 para Saúde.

Conforme anunciou a prefeita, durante a solenidade que reuniu mais de mil pessoas no Centro de Evangelização e Eventos Padre Aldacir Carniel (Cepac), a prefeitura fará convocações para o chamamento dos novos servidores em grupos de 500 aprovados, seguindo um planejamento para não haver solução de continuidade nos serviços públicos municipais. “Das 2.678 vagas ofertadas neste que foi o maior concurso público da nossa história, queremos chamar o máximo possível, o quanto antes, de aprovados para integrar nosso quadro pessoal, em diversas áreas da administração”.

A prefeita reforçou que o ingresso no serviço público, via concurso público, contribui para o ganho de eficiência e eficácia na prestação dos serviços à população, “isso é o mais importante para nossa cidade”. Ainda em sua fala, a prefeita fez questão de dizer que as posses concretizam o esforço de cada aprovado, que estudou e está tendo a oportunidade de emprego e renda assegurados, já que a estabilidade no serviço público depende apenas da dedicação do servidor. “É um dia histórico para Várzea Grande e por isso, esse evento, sem dúvidas é um dos mais importantes que integram nosso calendário de festividades alusivas aos 151 anos da cidade, comemorados amanhã, dia 15”.

A prefeita de Várzea Grande fez questão de lembrar o profissionalismo indelével, da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT na realização do concurso com transparência e retidão.

Lucimar destacou ainda que o Brasil tem um estoque de mais de 13 milhões de pessoas desempregadas. “Os três últimos anos foram difíceis e a crise econômica do país ainda reflete, e muito, sobre nosso dia-a-dia. Apesar desse contexto adverso, estamos realizando investimentos de grande vulto pela cidade e em vários setores. Com a manutenção das obras e com a convocação de novos servidores mantemos a máquina da nossa economia ligada, porque promovemos empregos e renda com as frentes de serviços demandadas pelas obras, bem como, agregando profissionais ao serviço público”.

Presente à posse, o deputado federal, Nilson Leitão (PSDB), avalizou o bom momento vivido pela atual gestão. “Em tempos de crise, poucos municípios e estados se arriscaram a promover um concurso público e muito menos a dar posse aos aprovados. Esse evento evidencia como a máquina pública municipal está sendo bem conduzida e direcionada com planejamento. O concurso público é a forma mais justa de solucionar problemas de pessoal e garantia de bom atendimento á sociedade”.

Nilson Leitão apontou que Várzea Grande sob o comando da prefeita Lucimar Sacre de Campos dá demonstrações clara de como se deve gerenciar uma máquina pública elencando como prioridade o atendimento da população com políticas públicas eficientes, transparentes e de resultados.

AS POSSES - O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, destacou que o ato de posse foi uma conquista de cada aprovado, que virou realidade. “Todos esses 250 profissionais que estão adentrando na Educação municipal terão um universo de 26 mil alunos para servir. Essa posse é uma demonstração clara de que acreditamos e estamos investindo na busca pela melhor qualidade do ensino aprendizagem de Várzea Grande”. Ele disse que tem certeza de que os novos servidores irão fazer a diferença na Educação, trabalhando com seriedade e compromisso.

 

O diretor do Hospital, Pronto-Socorro e Maternidade de Várzea Grande, Nei Provenzano – que representou o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes – disse que a prefeitura está com inúmeros investimentos e ações na área. “Reformas, construções, reconstruções, aparelhamento e isso tudo não é nada sem a capacitação e sem o reforço no quadro de pessoal. Agora ficamos mais próximos de obter o avanço que tanto buscamos na saúde. Já melhorou muito e pode melhorar muito mais com a ajuda de cada um dos novos concursados”.

O secretário de Administração, Pablo Pereira, explicou que com essa primeira convocação a atual gestão resolve pontualmente problemas de recursos humanos nas duas maiores secretarias, que são justamente àquelas de maior demanda. “Desde o planejamento desse concurso público tivemos como meta atender áreas prioritárias e estamos realizando essa primeira fase de convocações para justamente, atender áreas que mais necessitam de atenção e pessoal no atendimento da população”. Ele destacou ainda que a agilidade vai sendo uma marca desse certame. “Os resultados finais foram divulgados no final de março. Fizemos a homologação dos editais, validando os resultados e hoje, meados de maio estamos efetuando as primeiras posses para cargos de níveis Fundamental, Médio e Superior”.

Para a assistente social, Gracinete Bandeira, a posse não poderia ter chegado em melhor momento. Vinda há um ano do Amazonas, ela estava se adaptando às mudanças e viu no concurso público a chance de conquistar um bom emprego. “Moro em Várzea Grande e pelo visto vou ficar por muito tempo. Estou feliz com esse momento”.

Alcinda Fiqueiredo estava desempregada há alguns anos e há cerca de um mês havia começado a trabalhar como merendeira contratada em uma escola pública de Cuiabá. “Eu me preparei para o concurso, mas não sabia que seria chamada para assumir tão rápido. Agora serei efetivada no serviço público”.

Ângela Maria Ribeiro estava há sete anos trabalhando como contratada pela secretaria de Educação e agora toma posse como técnica em higienização. “Aproveitei a oportunidade que tive e foi aprovada. Agora será vida nova, com estabilidade de emprego e renda”.

Nessa primeira fase foram convocados os aprovados na área de Saúde aos cargos de Assistente Social, Biólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Gestor Público, Agente Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Motorista, Agente de Serviços Gerais, Maqueiro, Agente de Segurança e Manutenção, Gesseiro, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório e Técnico em Radiologia.    

Para a área médica: Anestesista, Cardiologista, Cirurgião Geral, Cirurgião Vascular, Clínico Geral, Dermatologista, Endocrinologista, Ginecologista, Infectologista, Intensivista, Neurologista, Neurocirurgião, Oftalmologista, Ortopedista, Pediatra, Psiquiatra, Urologista, Neonatologista, Neuropediatra, Nefropediatra, Intensivista, Pediatra e Odontólogo.

Para preenchimento nas vagas da secretaria de Educação estão sendo convocados os aprovados nos seguintes cargos: Técnico em Nutrição Escolar, Técnico de Manutenção da Infraestrutura e Higienização Escolar, e Agente Administrativo. (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: