• Cuiabá, 23 de Setembro - 00:00:00

Prefeitura entrega mais uma escola reformada e climatizada na zona rural


Da Redação - FocoCidade

Várzea Grande entregou nas comemorações dos seus 151 anos, mais uma unidade escolar totalmente reformada com equipamentos e mobiliários novos. A unidade escolar de Educação Básica ‘Elias Domingos’, localizada no assentamento rural Sadia I, recebeu investimentos de R$ 373 mil, recursos próprios da Prefeitura.

A unidade escolar foi ampliada e totalmente reformada, e conta com aparelhos de ar condicionado para todas as salas de aula e dependências administrativas. A Escola, que passou por obra de reforma e ampliação, atende 353 alunos da educação infantil, de 4 a 5 anos, séries iniciais e finais e também do Programa de Jovens e Adulto (EJA).

A prefeita Lucimar Sacre de Campos afirmou que a Educação no município de Várzea Grande tem sido priorizada em todos os seus aspectos. “Tenho sempre como compromisso a Educação e a Saúde em nossa gestão, buscando realizar melhorias que atendam nossa comunidade. Dentro dessa visão, inauguramos e reformamos ou ampliamos praticamente boa parte das nossas escolas. E hoje a 'Elias Domingos' passa ser uma delas”, disse o prefeita Lucimar Sacre de Campos. Complementando ainda que “Desenvolvemos nos últimos anos o maior programa de políticas educacionais que contemplam ações que vão desde a reforma e ampliações de escolas, bem como qualificação do corpo docente ou no desenvolvimento de projetos educacionais que ajudam aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-Ideb. Todas essas medidas tem resultado em significativas mudanças, além de somar para a melhoria da qualidade de ensino. O nosso trabalho não vai parar por aqui, vamos continuar investindo, e muito, na Educação”, garantiu Lucimar Campos. 

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, disse que todos os investimentos que estão sendo feitos no setor fazem parte do planejamento estratégico para a melhoria do ensino público em Várzea Grande, seja nas unidades localizadas em regiões urbanas ou nas rurais.    

Quanto à reforma da Escola Municipal de Educação Básica 'Elias Domingos', o titular da pasta disse que a escola agora tem todas as condições necessárias para o desenvolvimento educacional dos alunos. “Além da boa estrutura física a escola recebeu mobílias novas e material didático para o aprimoramento do ensino a partir de jogos que estimulam o raciocínio, desenvolvimento motor e cognitivo das crianças”, destacou.

Como parte das obras a escola municipal recebeu troca de telhados, ampliações e adequações de todos os espaços físicos, todas as portas e janelas foram preservadas, no resgate histórico da unidade, recebeu pintura nova, um banheiro com acessibilidade, houve também a elevação do teto do refeitório a fim de garantir maior ventilação e a cantina foi reformada. As partes elétrica e hidráulica foram refeitas e todo o mobiliário, como as carteiras escolares, são novos.

O diretor da unidade escolar, Admir Silva Ferreira, disse que a EMEB 'Elias Domingos' recebeu novas estruturas acima do esperado pela comunidade. “Salas arejadas, todas climatizadas e com material didático para cada série, por isso estamos imensamente agradecidos. Essa escola é fundamental não só para essa comunidade rural, mas também para outras famílias que residem no entorno da localidade”, justificou.

Já a professora, Mônica de Oliveira, disse que com as novas condições físicas da escola os alunos estarão mais presentes, motivados e mais participativos. “Acreditamos no poder da educação, seja ela aplicada na zona urbana ou na zona rural. Esta atenção especial da prefeita nos sensibiliza e muito. Com certeza, nós professores e alunos vamos estar sempre gratos”, assegurou a educadora.   

O presidente do assentamento rural Sadia I, José Ribamar de Oliveira, comemorou a entrega da unidade escolar e disse que essa obra era um sonho antigo das famílias assentadas no local. “Graças ao empenho desta administração esta escola agora pode ser de fato um ambiente de ensino e aprendizado. Aqui é onde a comunidade se reúne para discutir toda a logística da região, é onde os pais se integram com os alunos, sendo este local o único espaço para integração das famílias”.

Várzea Grande possui atualmente 12 unidades escolares na zona rural, destas, seis estão localizadas em regiões ribeirinhas. (Com assessoria)