• Cuiabá, 18 de Abril - 00:00:00

Prefeitura entrega mais uma escola reformada e climatizada na zona rural


Da Redação - FocoCidade

Várzea Grande entregou nas comemorações dos seus 151 anos, mais uma unidade escolar totalmente reformada com equipamentos e mobiliários novos. A unidade escolar de Educação Básica ‘Elias Domingos’, localizada no assentamento rural Sadia I, recebeu investimentos de R$ 373 mil, recursos próprios da Prefeitura.

A unidade escolar foi ampliada e totalmente reformada, e conta com aparelhos de ar condicionado para todas as salas de aula e dependências administrativas. A Escola, que passou por obra de reforma e ampliação, atende 353 alunos da educação infantil, de 4 a 5 anos, séries iniciais e finais e também do Programa de Jovens e Adulto (EJA).

A prefeita Lucimar Sacre de Campos afirmou que a Educação no município de Várzea Grande tem sido priorizada em todos os seus aspectos. “Tenho sempre como compromisso a Educação e a Saúde em nossa gestão, buscando realizar melhorias que atendam nossa comunidade. Dentro dessa visão, inauguramos e reformamos ou ampliamos praticamente boa parte das nossas escolas. E hoje a 'Elias Domingos' passa ser uma delas”, disse o prefeita Lucimar Sacre de Campos. Complementando ainda que “Desenvolvemos nos últimos anos o maior programa de políticas educacionais que contemplam ações que vão desde a reforma e ampliações de escolas, bem como qualificação do corpo docente ou no desenvolvimento de projetos educacionais que ajudam aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-Ideb. Todas essas medidas tem resultado em significativas mudanças, além de somar para a melhoria da qualidade de ensino. O nosso trabalho não vai parar por aqui, vamos continuar investindo, e muito, na Educação”, garantiu Lucimar Campos. 

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, disse que todos os investimentos que estão sendo feitos no setor fazem parte do planejamento estratégico para a melhoria do ensino público em Várzea Grande, seja nas unidades localizadas em regiões urbanas ou nas rurais.    

Quanto à reforma da Escola Municipal de Educação Básica 'Elias Domingos', o titular da pasta disse que a escola agora tem todas as condições necessárias para o desenvolvimento educacional dos alunos. “Além da boa estrutura física a escola recebeu mobílias novas e material didático para o aprimoramento do ensino a partir de jogos que estimulam o raciocínio, desenvolvimento motor e cognitivo das crianças”, destacou.

Como parte das obras a escola municipal recebeu troca de telhados, ampliações e adequações de todos os espaços físicos, todas as portas e janelas foram preservadas, no resgate histórico da unidade, recebeu pintura nova, um banheiro com acessibilidade, houve também a elevação do teto do refeitório a fim de garantir maior ventilação e a cantina foi reformada. As partes elétrica e hidráulica foram refeitas e todo o mobiliário, como as carteiras escolares, são novos.

O diretor da unidade escolar, Admir Silva Ferreira, disse que a EMEB 'Elias Domingos' recebeu novas estruturas acima do esperado pela comunidade. “Salas arejadas, todas climatizadas e com material didático para cada série, por isso estamos imensamente agradecidos. Essa escola é fundamental não só para essa comunidade rural, mas também para outras famílias que residem no entorno da localidade”, justificou.

Já a professora, Mônica de Oliveira, disse que com as novas condições físicas da escola os alunos estarão mais presentes, motivados e mais participativos. “Acreditamos no poder da educação, seja ela aplicada na zona urbana ou na zona rural. Esta atenção especial da prefeita nos sensibiliza e muito. Com certeza, nós professores e alunos vamos estar sempre gratos”, assegurou a educadora.   

O presidente do assentamento rural Sadia I, José Ribamar de Oliveira, comemorou a entrega da unidade escolar e disse que essa obra era um sonho antigo das famílias assentadas no local. “Graças ao empenho desta administração esta escola agora pode ser de fato um ambiente de ensino e aprendizado. Aqui é onde a comunidade se reúne para discutir toda a logística da região, é onde os pais se integram com os alunos, sendo este local o único espaço para integração das famílias”.

Várzea Grande possui atualmente 12 unidades escolares na zona rural, destas, seis estão localizadas em regiões ribeirinhas. (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: