• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Políticos de Mato Grosso lamentam morte do ex-deputado Jota Barreto


Reprodução  - Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Da Redação - FocoCidade

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o senador Wellington Fagundes (PR), o Governo, a Assembleia Legislativa, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e outros líderes como o presidente do PSD estadual, Carlos Fávaro  lamentaram o falecimento do ex-deputado estadual, Hermínio J. Barreto, morto em um acidente de carro no início da noite desta quarta-feira (09), na rodovia BR-163, entre os municípios de Jaciara e Cuiabá.

O chefe do Executivo assinalou o papel e relevância do ex-parlamentar, lembrando que também era amigo de longa data.

“J. Barreto dedicou toda sua vida à causa política, se posicionando como uma figura pública ideológica e representativa em Mato Grosso. Hoje perdemos um personagem fundamental para a construção da nossa região, que também usou toda sua expertise durante o período que governou o município de Rondonópolis, além de explorar seu lado jornalístico como radialista esportivo. Com uma trajetória admirável, Barreto será profundamente lembrado por sua extensa contribuição para a história do nosso estado, como alguém que acreditou até o fim nos valores que um agente político possui entre as comunidades, como um interlocutor social que sempre prezou pelas camadas mais frágeis da sociedade”, ponderou o gestor.

Fagundes pontuou por meio de nota que "é com muita tristeza que me manifesto sobre o falecimento de Hermínio J. Barreto e de Ailton Pereira dos Santos, o Ita, meu primo. Mais que um político, com mandatos de vereador, prefeito e deputado estadual, eu e J. Barreto éramos amigos desde muito jovens, em Rondonópolis; mais que um radialista esportivo alegre e laureado, conservávamos laços próximos e familiares. Somente quem teve o privilégio da convivência com Hermínio Barreto e com Ita, que era um grande ser humano, de muito respeito e querido em nossa cidade, pode compreender a extensão e a dimensão da dor dessas terríveis perdas, ocorridas de forma tão trágica. Que Deus possa confortar a todos nós neste momento"

Nota de pesar do Governo:

"O Governo do Estado de Mato Grosso lamenta o falecimento de Hermínio J. Barreto, que além dos vários cargos políticos para os quais foi eleito, também era agente de tributos aposentado da Secretaria de Fazenda do Estado.

Hermínio J. Barreto foi ex-deputado estadual e ex-prefeito de Rondonópolis, entre os anos de 1989 e 1992. Candidatou-se a deputado federal em 2014, sendo eleito como suplente. Além disso, também foi radialista esportivo, em Rondonópolis.

O ex-deputado faleceu em acidente na BR-163 no início da noite de quarta-feira (09.05), aos 69 anos.

“J. Barreto foi uma das principais lideranças na região Sul do Estado, especialmente em Rondonópolis. É com pesar que recebo essa notícia e estamos à disposição da família para o que for necessário”, disse o governador Pedro Taques.

O velório ocorre na Câmara de Vereadores de Rondonópolis."

Nota AL

"A Assembleia Legislativa de Mato Grosso lamenta o falecimento, aos 69 anos, do ex-deputado estadual Hermínio José Barreto, mais conhecido como J. Barreto, ocorrido na noite de ontem (10).

J. Barreto foi membro deste Parlamento durante 5 legislaturas no período de 1987 a 1991 e também de 1999 a 2015, 4 vezes como deputado titular e uma vez como suplente. Ele também ocupou o cargo de 2º secretário da Mesa Diretora de 2001 a 2003 e  o cargo de 1º Vice-Presidente de 2003 a 2005. 

“Estamos consternados com a morte do ex-deputado J. Barreto, que foi homem público muito atuante e deixa um grande legado para Mato Grosso. A Assembleia Legislativa está de luto. Que Deus conforte toda a sua família e amigos. É uma perda irreparável!”, disse o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho."

Nota de Pesar PSD

"O PSD de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-deputado estadual Hermínio J. Barreto, que teve uma trajetória de luta e apoio às mudanças significativas que Mato Grosso já teve. Durante seus quatro mandatos como parlamentar foi um homem comprometido com o Estado.

Como radialista esportivo, Barreto também deixou a sua marca através de sua potente voz, principalmente ao narrar os jogos do União de Rondonópolis, time ao qual Barreto era um torcedor fanático.

A diretoria executiva e os filiados do PSD externam seus sentimentos e pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor.

Nota AMM

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, lamentou o falecimento do ex-prefeito de Rondonópolis e ex-deputado estadual, Hermínio Barreto, vítima de um grave acidente na noite desta quarta-feira (9), na BR-163.

Fraga destacou a liderança do político em Mato Grosso, onde ocupou vários cargos públicos, além de ter atuado na área de comunicação, como radialista. “Versátil e muito dinâmico, Barreto deixa uma grande lacuna na política mato-grossense. Como gestor, contribuiu muito para  o desenvolvimento do município de Rondonópolis, que se destaca como uma das principais economias do Estado”, assinalou.

Fraga se solidariza com toda a família do ex-prefeito, que tinha 69 anos  e era natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O velório está sendo realizado na Câmara Municipal de Rondonópolis. O sepultamento está marcado para as 18h, no Cemitério da Vila Aurora, também na cidade."

 

Natural de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Hermínio J. Barreto foi um tradicional político de Mato Grosso, com uma trajetória que se estendeu desde a década de 80. Fiscal da Secretaria de Fazenda, o ex-parlamentar também foi o prefeito de Rondonópolis entre os anos de 1989 e 1992, além de ter sido eleito deputado estadual por cinco mandatos. 

Atualizado às 12h06




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: