• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Sinop conquista posição de destaque em reunião técnica de turismo


Foto: Assessoria  - Foto: Foto: Assessoria Foto: Assessoria
Da Redação - FocoCidade

Além de figurar como um dos principais polos de desenvolvimento do Estado, o município de Sinop conquista posição de destaque no âmbito das discussões sobre políticas públicas direcionadas ao fomento do turismo. 

Sinop participou, na cidade de Nova Ubiratã, de uma reunião técnica sobre o fomento e ações do turismo nos municípios que formam o portal do agronegócio, que é composto, além de Sinop, pelas cidades de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso , Cláudia, Tapurah e Nova Ubiratã.

Na temática, uma nova definição do mapa turístico brasileiro que vem passando por reformulações e políticas governamentais, orientando os municípios a trabalhar com outras área do turismo além do lazer, fomentando ações que impulsionem o turismo de negócios.

Tanto Governo Federal quanto Governo Estadual estão dispostos a liberar linhas de crédito para que esse incremento possa ocorrer, mas propôs, na última reunião técnica realizada na capital do Estado, que os municípios façam e cumpram algumas tarefas de casa alimentando, por exemplo, o sistema do Cadastur, o cadastro do Ministério do Turismo que informa, por exemplo, na cidade, o número de hotéis e a quantidade de leitos disponíveis.

Sinop vem cumprindo todas as etapas dessa proposta do Ministério do Turismo e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por isso, acabou sendo um dos destaques de assiduidade e das ações que vem desempenhando em função do fomento ao turismo e atração de renda para o município.

“Nossas ações são pontuais. Estamos inseridos no Programa de Desenvolvimento Integro (PDI) do Tribunal de Contas do Estado e estamos trabalhando com Plano Municipal de Turismo para os próximos 30 (trinta) anos. Estamos focados, ainda, nos projetos de curto prazo como o Festival de Pesca, Natal dos Sonhos, além do incentivo ao turismo de eventos que visam a geração de empregos indiretos e que, principalmente, injetem dinheiro no comércio local fazendo aumentar o fluxo dos restaurantes, postos de combustíveis e muito mais. Todo esse trabalho nos colocou na Categoria B dentro do Programa e pretendemos melhorar ainda mais.”, salientou a turismóloga da Prefeitura, Leidiane Viegas.

O relato da realização do natal (Natal dos Sonhos) como forma de atração de visitantes, inclusive, das cidades vizinhas foi bastante elogiado pelos participantes. “Mostramos o nosso projeto, espelhado em Gramado, de realizar um natal para atrairmos visitantes para a cidade que possam gastar em nosso comércio”, aponta a turismóloga lembrando dos eleogios recebido pelas demais cidades ao demostrar que Sinop começou pequeno, mas que tem planos e projetos a serem seguidos até o objetivo final.

O próximo município a realizar o Forúm para discussão das ações integradas das atividades do Portal do Agronegócio será Tabaporã-MT. (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: