• Cuiabá, 20 de Outrubro - 00:00:00

Especialistas discutem na Católica de MT Educação e Direitos Humanos


Da Assessoria

O colóquio, que tem como temas “Educação, Emancipação, Justiça Social e Democracia”, será realizado no campus da Faculdade Católica, na quarta-feira, 25 de abril, das 19 às 22h. 

A proposta do encontro, coordenado pelo professor Dr. Flávio Justino Fêo, é colocar à tona, do ponto de vista histórico, jurídico e sociológico, a necessidade de informar e orientar, tanto a comunidade acadêmica, quanto a sociedade em geral, para a importância de se conhecer, de se afirmar e valorizar princípios como a dignidade humana.

De acordo, com o doutor em Filosofia, nesse conjunto de princípios também estão presentes igualdade de direitos, reconhecimento e a valorização das diferenças e das diversidades. “A laicidade do Estado, a democracia na educação e tantos outros também configuram como Direitos Humanos”, diz.

Flávio Fêo destaca ainda que o evento vai colocar em discussão, desde o panorama mais amplo dos direitos humanos, questões específicas da relação com nossa comunidade local, acadêmica e regional.

“Queremos avançar no processo de reflexão e esclarecimento a respeito das condições práticas e teóricas acerca das quais a história, ainda que recente, mas também por isso urgente, dos direitos humanos, pode nos auxiliar enquanto acadêmicose enquanto cidadãos para a dignidade e a emancipação”, finaliza Fêo.

Palestrantes - Antonieta Luisa Costa, presidente doConselho Estadual de Promoção da Igualdade Racialde Mato Grosso (Cepir) e do Instituto de Mulheres Negras (Imune); Rafaela Emília Bortolini, procuradora do Estado de Mato Grosso e mestre em Direito Agroambiental; Jamil Amorin de Queiroz, tenente da Polícia Militar, mestre em Educação e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e Teobaldo Witter, pedagogo, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana e doutorando em Educação.

O evento é gratuito, e aberto à comunidade em geral. Os participantes podem solicitar certificado na secretaria acadêmica. A taxa é de R$ 10,00. A Católica fica na Rua Pérola, 105, próxima ao Hospital Metropolitano, no Bairro Cristo Rei. Outras informações pelos telefones (65) 3685 0897 ou 98459 2487.