• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Prefeitos de MT integram Marcha a Brasília e miram Reforma Tributária


Da Redação - FocoCidade

Com meta de assegurar avanços na extensa pauta de reivindicações, prefeitos de Mato Grosso devem reforçar mais uma edição da Marcha em Defesa dos Municípios, que será realizada entre os dias 21 e 24 de maio, em Brasília. A Reforma Tributária será um dos pontos mais visados nos debates. 

No Estado, os trabalhos para formatar propostas ao evento, além da organização da comitiva de prefeitos está sob a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), no comando de Neurilan Fraga (PSD).

Fraga considera avanços pontuados em outras edições do evento, mas assinala a necessidade de os municípios ampliarem o leque de pleitos e conquistas, e nesse contexto se pede a justa distribuição dos recursos da União, ou seja, mais verba para as gestões nos municípios.    

CNM

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) ressalta que é dentro desse espaço de interlocução que a arena temática de Finanças vai debater de que forma as responsabilidades assumidas pelos gestores municipais e as receitas disponíveis afetam significativamente a autonomia municipal e a implementação de políticas públicas.

Como seria possível melhorar as receitas municipais? Quais são as fontes de financiamento municipalista? Que reformas são necessárias para promover o desenvolvimentos dos Municípios? Essas es outras questões estarão na arena de Finanças.

Nesse sentido, a CNM acompanha e traz para o centro das discursões temas prioritários como a Reforma Tributária, contribuições, o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e a Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

Reforma Tributária

Atualmente, a PEC 31/2007, que discute a Reforma Tributária, está parada no Congresso Nacional enquanto perdurar a Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro. No ano passado, a comissão especial da Câmara finalizou o projeto. A proposta, sob relatoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), cria um tributo central, chamado Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), que iria unificar impostos de consumo e produção.

A Confederação informa que um IVA puro (imposto sobre o consumo) pressupõe que sua arrecadação seja entregue aos Estados e Municípios em que vive o consumidor que pagou o tributo. A entidade considera tal distribuição mais junta e mais eficiente, tendo em vista que possibilita de modo mais direto que os impostos pagos retornem em serviços públicos para a sociedade.

ISS

A descentralização na arrecadação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), conquista recente do movimento municipalista, deve significar um aumento de mais de 20% nas receitas do ISS para os Municípios no ano. A nova fonte de receita pode representar um alívio para as finanças municipais, mas os gestores precisam fazer atualizações municipais para receber os recursos em função das mudanças na Lei do ISS. A CNM continuar acompanhando o tema e aguarda aprovação de requerimento de urgência do substitutivo ao Projeto de Lei Complementar 461/2017. A proposta conta com mudanças favoráveis à gestão local.

ITR

A fiscalização e gestão do convênio do Imposto Territorial Rural (ITR) é uma importante ferramenta para incremento de receita dos Municípios, mas o processo precisa de ajustes. Hoje, ao firmar convênio com a Receita Federal do Brasil (RFB), o Município deve aguardar o cronograma de cursos, para que o servidor com atribuição específica em lançamento de créditos tributários possa fazer a capacitação. E somente após concluir o treinamento, é que o Município passa a realizar as atividades de fiscalização e arrecadação de 100% do Imposto. Essa regra foi definida em Instrução Normativa unilateral da RFB sem passar por avaliação e aprovação dos membros do Comitê Gestor do ITR como dispõe o Decreto 6.433/2008.

Arenas Temáticas

Nos últimos dias de programação da XXI Marcha a Brasília, as arenas temáticas vão ouvir os gestores municipais e os problemas por eles enfrentados que afetam a governabilidade e a autonomia municipal. Além de Finanças, serão tratados temas como educação, saneamento básico, turismo, saúde, cultura, trânsito e defesa civil.

Ao final, as principais propostas apresentadas integrarão a carta “Compromisso com o Brasil”. O documento será entregue aos candidatos à presidência da República, para que conheçam e entendam as principais necessidades dos Municípios brasileiros.

A XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios será no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal. Faça a sua inscrição e acompanhe toda a programação no Portal da CNM. (Com Agência CNM)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: