• Cuiabá, 19 de Abril - 00:00:00

TRE alerta que 'postos estão vazios' e mais de 200 mil não fizeram biometria


 - Foto: Foto: Assessoria TRE
Da Redação - FocoCidade

Em que pese as campanhas da Justiça Eleitoral, os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apresentam um quadro de alerta, considerando que em Cuiabá e Várzea Grande mais de 200 mil eleitores ainda não fizeram a revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos. 

Segundo levantamento do TRE, até quinta-feira (19/04), 138.876 eleitores de Cuiabá e 61.219 de Várzea Grande ainda não fizeram a biometria, totalizando quase 201 mil ausentes.

O comparecimento é obrigatório e quem ainda não atendeu à convocação deve procurar um postos de atendimento até o dia 9 de maio, pois no dia seguinte (10), a Justiça Eleitoral fecha o cadastro nacional de eleitores e serviços de alistamento, transferência de domicílio eleitoral e biometria são suspensos. O retorno dos serviços ocorre somente no dia 5 de novembro.

Faltam, portanto, 14 dias úteis para o fechamento do cadastro e continuam vazios os 15 postos de atendimentos da biometria, instalados em regiões estratégicas de Cuiabá e Várzea Grande.

Essa situação preocupa a Justiça Eleitoral. "Reforçamos a orientação que o momento de fazer o cadastro biométrico é agora, até 9 de maio. Entre Cuiabá e Várzea Grande temos, atualmente, 15 postos de atendimentos e outros três serão inauguradas em breve. Toda essa estrutura será mantida até 9 de maio. A revisão do eleitorado será retomada no dia 5 de novembro e vai até o dia 23 do mesmo mês. Ou seja, serão, apenas, 13 dias úteis e neste caso, o atendimento acontecerá em Cuiabá, na Casa da Democracia e nos Ganhas Tempos do CPA I e da Praça Ipiranga. Já em Várzea Grande, o cadastramento biométrico será oferecido na Central de Atendimento ao Eleitor – situada na Avenida Castelo Branco e no Ganha Tempo do Cristo Rei. Quem deixar para novembro corre o risco de não conseguir o serviço ou se conseguir, será após enfrentar horas de espera e filas quilométricas, pois teremos que desmontar a estrutura que hoje está disponível ao eleitor", explicou o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Nilson Fernando Gomes Bezerra.

Veja abaixo os locais e horários de atendimento e documentos necessários:

Cuiabá

Casa da Democracia – prédio anexo ao TRE – situado na Avenida Rubens de Mendonça). Esta unidade funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço. Sábado (24/03), das 13h às 17h.

Posto de atendimento no Goiabeiras Shopping, localizado no 2º Subsolo, o qual funciona das 10h às 19h, de segunda a sexta feira, sem intervalo para o almoço. Sábado (24/03), das 13h às 17h.

No shopping 3 Américas, o posto eleitoral está instalado no 2º piso, em frente à Academia Fórmula. O atendimento vai das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço. Sábado (24/03), das 13h às 17h.

Ganha Tempo do bairro CPA 1, que funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Unimed – situada na Barão de Melgaço, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no espaço Teatro Zulmira Canavarros, o posto de atendimento ao eleitor funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço.

SENAI – situado na Avenida XV de Novembro. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h.

No prédio da Subprefeitura do Distrito da Guia. O atendimento ao público ocorre da segunda a sexta-feira, das 08h30 às 13h.

Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (AEDIC). O horário de funcionamento é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para almoço.

Várzea Grande

Central de Atendimento ao Eleitor, situada na Avenida Castelo Branco, n. 47, Centro. O espaço está aberto ao cidadão das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço. Sábado (24/03), das 13h às 17h.

Central de Atendimento ao Eleitor, instalada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, n, 2367, bairro: Cristo Rei. Esta unidade funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço. Sábado (24/03), das 13h às 17h.

2ª Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, situado na Avenida Castelo Branco, n. 1600, bairro: Água Lima. O posto funciona das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Câmara Municipal de Várzea Grande, situada na Avenida Castelo Branco. O posto funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

No Shopping Várzea Grande. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

Documentos

Para fazer a revisão, o cidadão deve apresentar, obrigatoriamente, um documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei) e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra);

No caso de homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título (alistamento) é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar. (Com assessoria TRE)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: