• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Legislando com responsabilidade


Valdir Barranco

Depois de 15 meses de muito trabalho como deputado estadual é chegada a hora de mais uma vez prestar contas à sociedade e agradecer pela confiança, carinho e respeito. Neste período foram muitas as dificuldades, já que mantivemos postura de oposição dentro de uma Casa de Leis onde a maioria é governista. Mesmo assim, não nos furtamos às responsabilidades de investigar os atos do poder executivo, propor leis, ouvir o povo e seus representantes legitimamente eleitos, além de indicar emendas parlamentares para ajudar os municípios deste nosso Mato Grosso.

Assumi o mandato no dia 21 de setembro de 2016, depois de enfrentar uma árdua luta judicial para ter direito de exercer a função para a qual fui eleito com 19.227 votos. A direita ortodoxa e focada nos interesses da classe dominante não me queria por perto. Mas, Deus é maior e a voz do povo soberana. Ultrapassei barreiras, tomei posse e estou fazendo aquilo que o povo quer: trabalhando de verdade!

De lá pra cá, apresentei 21 projetos de lei: destaque para o PL 047/2017 que autoriza o Poder Executivo a abrir linhas de crédito e financiamento para a agricultura familiar, em acordo com a Constituição Estadual. 

Quanto aos requerimentos, instrumento para investigação dos atos do poder executivo, apresentei 87. O último deles (Req. 17/2018), cobrando do governador Pedro Taques, através da Seduc, informações acerca da homologação dos aprovados no último concurso público da educação. Há indícios de grave descumprimento do edital.

Na Assembleia Legislativa, faço oposição propositiva. Apresentei 40 indicações ao governo para melhorias nas áreas de saúde, segurança, educação e infraestrutura, como, por exemplo, a Indicação 10/2018 para a recuperação da MT 270, ligando Guiratinga a Rondonópolis.

Como também é dever de um deputado reconhecer aqueles que tanto lutaram pelo desenvolvimento do nosso estado, fiz questão de homenagear alguns deles com Moção de Aplausos: foram mais de mil. Entreguei, ainda, 78 títulos de Cidadão Mato-grossense e, este ano, tive a honra de ser titulado Cidadão Tabaporense e Brasnortense.

Também apresentei condolências pelo falecimento de sete figuras ilustres, como Terezinha Rios e Aluísio de Lara: agricultores familiares brutalmente assinados em setembro do ano passado.

Para ajudar os municípios economicamente dividi a verba relativa às emendas parlamentares impositivas, cerca de R$ 5 milhões, para atender a saúde, educação, infraestrutura, cultura e desenvolvimento social, entre outras atividades. Infelizmente, o governo do estado não cumpriu seu papel e ainda não pagou as emendas. Estou cobrando e não vou descansar até que tudo esteja resolvido. Vou continuar fiscalizando este governo apático e exigindo o saneamento das contas do Estado.

Senhor governador, se não quer trabalhar, renuncie antes que seja tarde demais! Mato Grosso precisa de um governo de verdade, que não fuja à luta e que tenha foco no atendimento social!

 

Valdir Barranco é deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: