• Cuiabá, 18 de Abril - 00:00:00

Redes Sociais: Os perigos dos perfis tóxicos para a sua saúde


Ricardo Durante

Hoje mais de 8 milhões de pessoas acompanham a rotina das musas fitness nas redes sociais. Esses perfis publicam dicas de alimentação, dietas de emagrecimento, exercícios físicos, fazem indicação de produtos e suplementos diversos. O incentivo ao hábito saudável é positivo, porém, há sim perigo em seguir regras que não são de profissionais de saúde. Além disso, isso só intensifica a sua insatisfação corporal e só torna a relação que você tem com a comida mais doentia!

Antes de continuar, que fique claro, eu não quero ser um chato ou um “caga-regra”, mas pare de seguir perfis tóxicos. Pare de utilizar as redes sociais de forma errada. Se você segue a blogueira fitness pela simpatia, pelo carisma ou porque você acha o cachorrinho dela um fofo, ótimo! Mas a partir do momento que estes mesmos perfis servem pra você ficar comparando o seu corpo ou o seu prato com os delas(es)... cuidado, muito cuidado!

Tem muito transtornado e transtorno alimentar disfarçado de vida “saudável”. As pessoas falam uma verdade maquiada. Esses perfis usam muita bomba, toneladas de Photoshop, fazem dietas restritivas, gastam rios de dinheiro com lipoaspiração e tratamentos estéticos. Porém você só está vendo o prato super-saudável delas ou a foto mega photoshopada.

“Ah, mas essas pessoas não têm que assumir o que elas fazem!” Negativo. Elas têm que assumir sim, afinal elas(es) têm milhões de seguidores e as pessoas imitam o que esses influenciadores fazem e falam. “Mas aí o problema é de quem segue!” Sim, e também de quem influência. As pessoas não vão parar de copiar o que os “ídolos” fazem. Aceite isso.

Vale ressaltar que, por Lei Federal, apenas profissionais de educação físicas, podem indicar atividades físicas (para a saúde, para o condicionamento físico, definição muscular, por exemplo), somente nutricionistas estão habilitados e desenvolver uma dieta personalizada, de acordo com a necessidade da pessoa. Tudo que foge a isso, cuidado, é exercício ilegal da profissão. É sua saúde que está em jogo. 

Por fim, não hesite em dar o seu #unfollowdesintoxicante. Enfim, siga pessoas que te fazem bem, que apazigue sua alma. Fiquem bem.

 

Ricardo Durante é nutricionista Clínico em Cuiabá.

CRN (1) - 12995




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: