• Cuiabá, 24 de Abril - 00:00:00

Prefeitura lança campanha de combate ao assédio sexual no transporte coletivo


 - Foto: Foto: José Medeiros
Da Redação - FocoCidade

A prefeitura de Cuiabá lança nesta segunda-feira (19) ação educativa que visa combater o assédio sexual contra a mulher. A ação ocorre por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana juntamente com o Conselho Municipal do Direito da Mulher, na Praça da Alencastro.

Agentes de Trânsito e Transporte, estarão na Estação Alencastro e nos Terminais do CPA I e III orientando a população. 

Conforme explica a supervisora de Educação para o Trânsito da Semob, Luciana Melo, a Semob estará alertando os usuários de transporte coletivo por meio de panfletos e explicando sobre o tema da campanha, “Descer com Segurança. Exija esse Direito”, com base na “Parada Segura”, Lei Municipal nº 5944/2015, que assegura à mulher que o motorista pare em qualquer lugar da rota para desembarque após às 21hrs. “Essa lei resguarda a segurança da mulher no momento que ela precisa fazer o desembarque do ônibus, que após às 21hrs, pode ser em um local que seja mais tranquilo para ela,  lembrando que essa possibilidade é válida dentro da rota dessa linha”, explica Luciana.

Uma pesquisa realizada pelo Data Folha, constatou que 35% dos casos dos assédio sexual, ocorrem no transporte público, fora os casos que não são notificados. Conforme o estudo, entre os fatores que levam a mulher a não fazer a denúncia estão a vergonha, o receio de ser perseguida pelo agressor e a dificuldade de identificação, entre outras questões. “Muitas mulheres têm medo de denunciar, pois para aquela mulher que já sofreu algum tipo de abuso no coletivo, pesa a vergonha. É nesse sentido, que queremos alertar as usuárias”, afirma Luciana.

“Como tudo acontece muito rápido, na prática, os casos são resolvidos no próprio transporte coletivo, onde geralmente a vítima reclama ou grita e os próprios passageiros reagem, e na maioria das vezes, o abusador consegue fugir sem ninguém reconhecer”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, destacando que campanhas como essa que a prefeitura de Cuiabá estará realizando em parceria com o Conselho Municipal são mecanismos importantes de informação para tentar combater esse tipo de crime além de alertar as mulheres para que denunciem.

Em Cuiabá, segundo a supervisora Luciana Melo, não há muitos relatos. “Não recebemos muitas informações na Semob sobre esses casos aqui.  Em geral eles não são notificados, quando vemos algo é por meio de redes sociais. As mulheres precisam denunciar, só assim conseguimos quantificar e assim subsidiar as autoridades para que possam implementar mecanismos de combate ao assedio sexual de forma mais eficaz”, finaliza Luciana.

As atividades de orientação vão ocorrer durante todo o dia todo, das 08h às 17hrs.

Em caso de assédio sexual a vítima pode denunciar pelo número 190, pelo WhatsApp 99318-9959 ou ainda pelo telefone do Conselho Tutelar (65) 3617-1230. (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: