• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Ministro da Educação participa de ato em Várzea Grande


Da Redação - FocoCidade

O ministro da Educação, deputado federal Mendonça Filho confirmou pré-agenda para a prefeita Lucimar Sacre de Campos e para o secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Veríssimo de Campos em Várzea Grande, nesta quinta-feira, 15, para ver o andamento das obras do Campus da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

A visita do ministro deverá acontecer no período matutino. O ministro Mendonça Filho recebeu em audiência o secretário Jayme Veríssimo de Campos e o senador Cidinho Santos, no último dia 07 deste mês, além do vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso em exercício, Evandro da Silva e o pró-reitor do Campus de Várzea Grande, professor Mauro Lúcio Naves Oliveira, para tratarem da possível liberação de recursos previstos no Orçamento da entidade, mas contingenciado.

Existe ainda a possibilidade de o ministro visitar também algumas das obras uma das 15 obras de Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs que estão em execução em Várzea Grande, diferente da grande maioria das cidades do Brasil onde se encontram paralisadas 900 obras na grande maioria das cidades do Brasil.

Segundo estudos da Confederação Nacional dos Municípios - CNM, mais do que dificuldades para concluir as obras realizadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e contrapartida das cidades, as administrações municipais tem dificuldades em manter as estruturas e arcar com as despesas elevadas de salários dos profissionais entre outras.

Em dezembro passado, numa discussão com o Tribunal de Contas da União - TCU, a Confederação Nacional dos Municípios - CNM chegou a discutir a possibilidade de devolução dos recursos pactuados.

Na oportunidade foi constituído um grupo de trabalho por técnicos do TCU, FNDE e CNM para debater e decidir qual o melhor caminho a ser adotado na retomada e conclusão das obras, pois a demanda reprimida por vagas é considerada enorme.

“Em Várzea Grande, após concluídas essas obras, serão disponibilizadas entre 3,5 mil até 5 mil novas vagas e estamos fazendo isto com muita determinação, empenho e principalmente com transparência e a correta aplicação dos recursos públicos”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Os secretários de Assuntos Estratégicos e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jayme Veríssimo de Campos e Silvio Fidélis apontaram que as mesmas dificuldades que as cidades brasileiras estão encontrando, Várzea Grande também está passando, exigindo que o Tesouro de Várzea Grande, repasses mais recursos para atender não apenas as obras como se prepare para novas despesas para funcionar essas novas unidades.

“Essas obras estavam perdidas e os recursos quase voltaram para o Ministério da Educação e para o FNDE, mas resolvemos assumir o problema e encontrar soluções, pois faltam vagas para as crianças e o papel do Poder Público é atender com serviços de qualidade, pois essas crianças estando sob a guarda da administração pública permitem aos pais que busquem honrar com seus trabalhos ou até mesmo melhorar a renda familiar”, disseram os secretários.

CAMPUS DA UFMT EM VÁRZEA GRANDE

O Campus da UFMT em Várzea Grande faz parte do Complexo do Chapéu do Sol que está recebendo também as obras do Parque Tecnológico, do Instituto Federal de Mato Grosso e provavelmente da Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT.

“Várzea Grande está caminhando para uma nova vertente econômica e financeira voltada a implantação de um Polo Educacional que já tem sinalizações da chegada de entidades educacionais de ponta como a PUC, fora a real possibilidade de em curto espaço de tempo essas entidades de ensino superior e profissional produzirem mão de obra capacitada para atender a demanda crescente do agronegócio, da industrialização e do comércio de Mato Grosso”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

No orçamento da UFMT estão contingenciados recursos da ordem de R$ 45 milhões que se liberados permitirão a conclusão das primeiras obras para que no Campus de Várzea Grande sejam implantados os primeiros cursos ligados a área de engenharia. (Com assessoria)




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