• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

O que dizer ao eleitor


Onofre Ribeiro

Escrevi artigo recente com o título “Cenários das eleições”. Nele tracei cinco possíveis cenários com composições de nomes que eventualmente poderão concorrer ao governo do estado, à vice e a senadores e suplentes. Está no site www.onofreribeiro.com.br.

Recebi dezenas de contribuições. Especialmente no facebook. Selecionei as colocações e os comentários mais frequentes dos leitores.

1 – Descrença nos políticos de modo geral. Aqui aparece uma rejeição muito grande aos políticos antigos

2 – Descrença nos candidatos postos a governador até este momento

3 – considera todos os nomes postos como gastos e corrompidos ou incapazes de dar respostas à sociedade

4 – os leitores nutrem forte desejo de renovação no cenário político amplo

5 – os leitores reconhecem de modo geral que ainda não ouviram propostas renovadoras para o futuro de Mato Grosso. Curioso: associam a falta de propostas aos nomes de políticos velhos. Incluem o governador Pedro Taques também como incapaz de gerar propostas novas

6 - esperam um nome “milagroso” que ainda não surgiu. Nenhum leitor sugeriu um nome “milagroso”. Exceto alguns, que apontaram o ex-prefeito der Sorriso, Dirceu Rossatto

7 – nenhum leitor apontou o que considera “propostas novas para a sociedade e para o futuro de Mato Grosso”.

Não foram muito além disso. Apareceram comentários de muita indignação geral e o desejo que os políticos sumam do mapa. Ficou claro que os leitores desejam renovação, mas não tem ideia do que seria efetivamente uma renovação. Traduz-se por descontentamento amplo, geral e irrestrito.

Encerro este artigo com a clareza de que embora o leitor não seja capaz de formular o que deseja, demonstra querer renovação. E deixa um enorme e espaço pra ideias dos candidatos, sempre ligadas ao futuro de Mato Grosso. Parece que aí está o coração do discurso de qualquer candidato. Incluindo o governador Pedro Taques que precisa se reciclar profundamente se quiser se reeleger.

Aliás, temas pra um extraordinário discurso de futuro não faltam. Falta vê-los.

 

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

onofreribeiro@onofreribeiro.com.br    www.onofreribeiro.com.br       




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: