• Cuiabá, 16 de Abril - 00:00:00

Mais de 34 mil disputam neste domingo concurso da prefeitura de VG


Da Redação - FocoCidade

Será realizada neste domingo (25) a segunda etapa do concurso público da Prefeitura de Várzea Grande. Nesta fase, 34.753 inscritos disputam 1.533 vagas para a quase totalidade das áreas do serviço público municipal da segunda maior cidade de Mato Grosso.

Na primeira etapa, mais de 22 mil candidatos inscritos para a área da educação pública disputaram 1.145 vagas e as provas.

Os cargos que estarão em disputa neste domingo, que terá dois horários de provas, sendo para aqueles de nível superior no horário das 8 às 12 horas e para os de nível médio das 15 às 19 horas.

A provas serão realizadas em Várzea Grande e Cuiabá e podem ter seus horários e locais consultados por inscrições através do site da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (www.ufmt.br/concursos) que é a responsável pela realização do concurso e das provas.

“Nossa intenção é melhorar o quadro de servidores públicos de Várzea Grande e abrir perspectivas de trabalho para milhares de pessoas que desejam ingressar na carreira pública e atender a população, pois afinal de contas o Poder Público existe para atender as pessoas”, disse a prefeita assegurando todo um planejamento foi realizado e está sendo executado para a futura contratação dos aprovados.

As duas etapas do concurso de Várzea Grande resultaram na disputa por cerca de 57 mil pessoas, existindo moradores de todos os Estados do Brasil.  

É importante que os candidatos estejam tranquilos quanto as provas, mas atentos quanto ao horário e local, além de levarem os instrumentos necessários para a realização das provas, como documentos pessoais com foto, caneta, lápis e água ou algum alimento para repor as energias.

Entre os cargos em disputa nessa etapa, algumas concorrências chamam à atenção, demonstrando o grande interesse, especialmente, dos profissionais com nível superior pelo serviço público, como pontua o secretário municipal de Administração, Pablo Pereira. “Houve maciço interesse em cargos que têm apenas vagas para cadastro de reserva, como o cargo de Procurador com 947 inscritos”.

Conforme a relação de concorrência para cada um dos cargos ofertados, já publicada pela Secretaria de Articulação e Relações Institucionais da UFMT, se destaca pelo número de inscritos em cargos como de Auditor Fiscal Municipal, no qual 2.999 candidatos disputam, na ampla concorrência, por 13 vagas, gerando concorrência de 230,69 candidatos por vaga.

Outra disputada acirrada está na única vaga ofertada para o cargo de Analista da Previdência Social (advogado) onde há 283 inscritos. Outro cargo que impressiona pelo volume de candidatos é o de Técnico da Previdência Social, nível superior, que com apenas uma vaga atraiu 225 concorrentes.

Ainda no rol de disputas por cargos que exigem ensino superior completo, está a concorrência para médico veterinário onde 331 inscritos pleiteiam uma das duas vagas ofertas, o que desenha uma concorrência de 165,5 por vaga. Para o cargo de odontólogo são 22 vagas e 1.046 inscritos, o que gera uma média de 45,55 pessoas por vaga. Ainda na saúde, 2.164 profissionais enfermeiros se inscreveram para tentar uma das 102 vagas disponibilizadas, numa disputa de 21,22 por vaga.

Para cargos de nível médio, as disputas que mais se destacam estão aos cargos de Agente de Saúde Municipal e de Fiscal do Procon. No primeiro, são 135 vagas para 5.209 candidatos, o que revela uma concorrência de 38,59 pessoas por vaga. No segundo, são 1.158 concorrentes para duas vagas, o que gera uma disputa de 579 pessoas por vaga. Para Agente Administrativo são ofertadas 39 vagas e 1.861 pessoas se inscreveram o que dá em média uma concorrência de 47,72 candidatos por vaga.

Aos cargos onde é exigido o ensino fundamental completo, o cargo para Agente de Apoio aos Serviços Externos (Gari) será disputado por 256 pessoas e oferta um expressivo número de vagas, um dos maiores dessa fase, 160, o que dá uma concorrência de 1,60 candidato por vaga.

CERTAME – A secretaria de Articulação e Relações Institucionais da UFMT reforça a necessidade de os candidatos prestarem atenção aos locais de provas, que receberam retificações entre a lista divulgada no dia 16 e a outra que foi publicada no site no dia 19 e foram selecionados em Cuiabá e Várzea Grande, inclusive no Campus da UFMT. Fora isso, os candidatos devem ter atenção com relação ao período de realização do exame. Existem horários distintos para a aplicação das provas no dia 25.

Candidatos a cargos de nível superior farão prova no período matutino, das 8h às 12h. Os candidatos a cargos de nível médio e fundamental farão prova no período vespertino, das 15h às 19h.

Os portões dos estabelecimentos de aplicação das provas serão fechados, impreterivelmente, às 07h45 horas e as 14h45 horas, não sendo permitido ingresso de candidato ao local após esses horários.

O candidato deverá comparecer ao local designado para prestar a Prova Objetiva com 1 hora de antecedência do início da prova, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta não porosa, fabricada em material transparente, e portando também original de documento oficial de identidade, contendo fotografia e assinatura. (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: