• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Justiça manda reeducando que descumpre termos votar à prisão


Da Redação - FocoCidade

Tribunal de Justiça determinou que a liberdade supervisionada de um reeducando em Rondonópolis que cumpria pena em regime semiaberto, por meio do uso de tornozeleira eletrônica, passe para regime fechado. Isso porque foram constatadas 44 violações dos termos acordados em juízo.

Segundo conta dos autos, o reeducando foi flagrado seis vezes transitando em horário e locais não permitidos, além de registrar 38 violações por deixar esvair a bateria do equipamento de monitoramento.

A decisão é dos desembargadores da Terceira Câmara Criminal do TJ. De acordo com o desembargador e relator do caso, Gilberto Giraldelli, é impositiva a regressão do regime prisional quando demonstrado que o condenado, reiteradamente, descumpriu as condições do regime semiaberto. “Determino a regressão definitiva do reeducando do regime semiaberto para o fechado, em decorrência do cometimento de falta grave, determinando-se, por conseguinte, a realização de novo cálculo de liquidação da pena privativa de liberdade”, ponderou o magistrado.

Segundo informações que constam no Agravo de Execução Penal 126513/2017, o reeducando cumpre pena privativa de liberdade de 11 anos e 11 meses de reclusão, mas obteve a progressão de regime para o semiaberto no dia 3 de dezembro de 2015. Contudo, descumpriu as condições impostas em audiência admonitória, uma vez que foi autuado em flagrante pelo cometimento de outro delito.

Por essa razão, foi designada uma primeira audiência de justificação para 5 de abril de 2016, e nessa ocasião, após acolher as justificativas do condenado, a autoridade judiciária manteve-o no regime semiaberto, mediante monitoramento eletrônico. Ocorre que, por meio do Ofício nº. 117/2016, datado de 10 de maio de 2016, a diretoria de monitoramento eletrônico da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que o reeducando descumpriu os deveres constantes do Termo de Uso de Tornozeleira. (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: