• Cuiabá, 25 de Fevereiro - 00:00:00

Prefeitura inicia revitalização da passarela da Fernando Corrêa


Foto: Gustavo Duarte Foto: Gustavo Duarte - Foto: Foto: Gustavo Duarte Foto: Gustavo Duarte
Ana Claudia Fortes - Sicom

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), começa nesta segunda-feira (15), as obras de reforma da passarela para pedestres localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa. A ordem de serviço foi emitida na última quarta-feira (10). A empresa responsável pela restauração é a Acto Arquitetura Construção e Urbanismo Ltda. que terá  prazo de 90 dias para concluir os serviços ao custo de R$ 237.839,72.

A passarela que foi feita em 2001 e tem aproximadamente 16 anos, não passou por reformas desde sua construção e segundo laudo técnico da equipe de engenharia da Semob, o seu estado de conversação é considerado ruim. O relatório técnico apontou a necessidade de consertos, depois de constatada corrosão e deterioração da estrutura metálica, o que implica em perigo para os usuários que dependem do acesso.

“Observamos a necessidade da reforma, pois muitos pedestres dependem da travessia e a equipe de engenharia notou uma estrutura deficiente, com corrosão, trincas, rachadura e degraus quebrados. Queremos dar segurança a quem precisa passar pelo local”, afirma o secretário Antenor Figueiredo.

Na passarela serão realizados reparos e reforços da estrutura das escadas, os pisos em pré-moldado utilizados nos passeios, rampas e degraus também vão passar por regularização. O guarda corpo das rampas e escadas serão trocados nos trechos de ausência ou naqueles locais que estejam em condições  precárias, a fim de garantir o acesso seguro ao transeunte.

As calçadas que dão acesso à passarela também serão revitalizadas. Os cabos de passagem de iluminação que se encontrarem em bom estado de conservação devem ser reaproveitados e inseridos os cabeamentos e luminárias para iluminação geral, de forma a criar maior conforto e segurança na passagem no período noturno.

Para a diarista Helena Rosa, a reforma já era esperada e ressalta que tinha receio de atravessar a avenida por ela. “O meu medo é passar por ela a noite, agora com o horário  passo um pouco mais tranquila, mas quando acaba o horário de verão, as vezes evito atravessar sozinha. Não vejo a hora de ficar pronta, se a prefeitura fizer mesmo as melhorias nela vai ser ótimo”, comentou.

Segurança - Para evitar que pedestres arrisquem a vida ao atravessarem a Avenida Fernando Corrêa fora da passarela, a empresa vai instalar gradil metálico na altura de 1,70 m no trecho de aproximadamente 200,00m do canteiro central.

O vendedor Victor César Malaquias, diz ficar preocupado ao atravessar a Fernando Corrêa pela pista, mas para poupar tempo, as vezes,  prefere se arriscar passando entre os carros. “Claro que corro risco de ser atropelado, mas as vezes estou com pressa então acabo fazendo a travessia pela via mesmo. Mas com a reforma da passarela, que finalmente um prefeito teve a coragem de fazer, vou fazer o certo”, assegura o vendedor.

Para não prejudicar quem passa pelo local, a Semob vai reforçar a sinalização no entorno da passarela, e também na avenida Cidade do México (Jardim das Américas), lateral da Concessionária Trescinco com a Fernando Corrêa. Durante a restauração da passarela, sempre que necessário, Agentes de Trânsito devem auxiliar na mobilidade para evitar transtornos aos motoristas e pedestres no local.

“Queremos atender bem a população e vimos o anseio dos pedestres em relação à reforma da passarela. Não podemos permitir que as pessoas arrisquem suas vidas atravessando a via correndo, tendo um local que possam atravessar de forma tranquila e segura”, conclui o Secretário.




0 Comentários



    Ainda não há comentários.