• Cuiabá, 18 de Abril - 00:00:00

Festa de São Gonçalo 2018 realiza noite cultural nesta sexta-feira


Da Assessoria

Será nesta sexta feira dia 12 de janeiro a Noite Cultural da Festa de São Gonçalo 2018 sendo parte do calendário em Comemoração aos 300 anos da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, a partir das 20 horas na sede da Associação dos Moradores. A noite terá inicio com a Dança de São Gonçalo, tradição de mais de 70 anos.

A dança hoje é organizada em pagamento de promessa devida a São Gonçalo é também considerada dança de votos de solteironas que desejam se casar.. O promesseiro é quem organiza a função, administrando todo o processo necessário à realização deste ritual. É realizada dentro de casa ou em local coberto, onde se arma um altar com a imagem deste santo e outros de devoção do promesseiro. Em frente a este altar é que se desenvolve toda a dança.

Os dançarinos se organizam em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres, voltadas para o altar. Cada fileira é encabeçada por dois violeiros, mestre e contramestre, que dirigem todo o rito.

A dança é dividida em partes chamadas “volta”, cujo número varia entre 5, 7, 9 e 21. Entre cada “volta” há interrupção e todos aproveitam para se servir das iguarias oferecidas pelo promesseiro.

As “voltas” são desenvolvidas com os violeiros cantando, a duas vozes, loas a São Gonçalo, enquanto dançarinos, sapateando na fileira em ritmo sincopado, dirigem-se em dupla até o altar, beijam o santo, fazem genuflexão e saem sem dar as costas para o altar, ocupando os últimos lugares de suas fileiras. Cada volta pode durar de 40 minutos a 2 ou 3 horas, dependendo do número de dançadores. Na última “volta”, em São Paulo chamada “Cajuru”, forma-se uma roda onde o promesseiro a dança carregando imagem do santo, retirada do altar. Se houver mais de um pagador de promessa e mais de uma imagem, todos os promesseiros carregam simultaneamente as imagens. No caso de haver apenas uma imagem para vários promesseiros, o santo vai passando de mão em mão, enquanto os demais dançarinos agitam lenços brancos. Após a dança de São Gonçalo terá inicio a Noite Cultural com apresentação de Cururu e Siriri e de artistas convidados conforme Programação abaixo:

Dança de Siriri com o Grupo Sementinha Cuiabano , são crianças que fazem parte da comunidade o projeto Sementinha abriga cerca de 60 crianças que estão aprendendo a fazer cerâmica e também a dançar o tradicional siriri trabalho do Grupo Flor Ribeirinha.

Na sequencia apresentação da cantora convidada Deise Águena e o poeta Ivens Cuiabano Scaf, o Grupo Folcorico  de Siriri Voa Tuiuiu do Bairro Itapaje, apresentação da Cantora Vera Capilé e do artista, musico, cantor e ator Edmilson Maciel, Grupo Folclorico Raizes Cuiabana , Grupo Folclorico Flor Ribeirinha com um novo trabalho e encerrando a noite Grupo Folclorico de São Gonçalo.

Maiores Informações com os Coordenadores do Evento: Domingas do Flor Ribeirinha 9 995021 46 ou Marquinhos 992975635 ou sr. Dalmi Presidente da Comissão dos festejos : 9 84179371 ou 36613264




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: