• Cuiabá, 19 de Abril - 00:00:00

A Casa dos Horrores


Sonia Fiori

Vereadores de Cuiabá aprovaram projeto de lei que autoriza os nobres edis receberem o 13º, incluindo no PL a RGA de servidores.

O modelo “Casa dos Horrores” não é aplicado somente na Capital e parece ter virado moda. No início de dezembro a criação do 13º salário para os vereadores também foi aprovada na Câmara de Alta Floresta e esse sintoma percorre outros Legislativos do Brasil afora.

Em tempo, é preciso lembrar os votos contrários em Cuiabá dos vereadores Marcelo Bussiki (PSB), Felipe Wellaton (PV), Elizeu Nascimento (PSDC), sargento Joelson (PSC), Toninho de Souza (PSD) e Mário Nadaf (PV). Os demais acham que o salário de R$ 15 mil mais a VI (Verba Indenizatória) de R$ 9 mil é pouco. Sim, deve muito pouco para quem tem apenas duas sessões por semana (em um único dia) para TRABALHAR.

Mas o que diz o Tribunal de Contas do Estado (TCE)? Em agosto deste ano, o órgão se esquivou de responder a uma consulta da Câmara de Cuiabá, se manifestando pelo arquivamento do processo em consonância com o Ministério Público de Contas. Isso porque teria ocorrido “imprecisão” nos argumentos.  

Mas é bem válido lembrar que em 2006, o TCE de Mato Grosso analisou o assunto e pontuou que secretários têm direito a férias e 13º salário, e que isso não se aplicaria "a prefeitos e VEREADORES”.

No período, o TCE respondeu a uma consulta a cargo do prefeito de Comodoro, Aldir Bal Marques. Relator à época, conselheiro Ubiratan Spinelli refutou o direito ao pagamento do 13º aos nobres edis, fundamentando seu voto no parecer da Consultoria de Estudos, Normas e Avaliação do órgão. “Os direitos sociais elencados no artigo 39, parágrafo 3º da Constituição Federal são indevidos aos membros do Poder, incluindo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”, considerou.

Então cabe perguntar ao TCE agora: é legal o projeto?? E onde fica a moral??

Para a sociedade não fica dúvida acerca de mais uma presepada da Câmara de Cuiabá, que não remete a surpresa, ao contrário, só repete um mantra de desapontamento e completa decepção com o ridículo espetáculo.

Surpresa vereadores seria uma atitude de realismo, de honradez, enfim, de respeito ao dinheiro público, coisa que parece estar muito difícil na CASA DOS HORRORES.   




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: