• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Dia Mundial dos Pobres na Arte


Oscar D'Ambrosio

O papa Francisco instituiu na Igreja Católica o Dia Mundial dos Pobres. Celebrado pela primeira vez no dia 19 de novembro de 2017, sob o tema “fé sem obras é morta” (Tg 2,17), tem como objetivo alertar que há muitas situações de pobreza material e espiritual na sociedade e que elas necessitam ser alcançadas, concretamente.

Independentemente da religião de cada um, gostaria de propor à comunidade artística uma reflexão e uma ação sobre esse Dia. O que as artes plásticas vem fazendo pelos pobres? Talvez tenha já passado da hora de seus atores se engajarem em conjunto pelas comunidades nas quais se inserem.

É evidente que há muitas iniciativas isoladas e muito bem engendradas e realizadas, mas não seria interessante juntar esses esforços. E se fosse implementado um dízimo artístico, ou seja, se a cada 10 obras produzidas o artista a entregasse para uma instituição de caridade, seja com fins de leilão ou de decoração do espaço?

As possibilidades são infinitas. Há um texto que diz "Não amemos só com as palavras e de boca, mas com obras e com verdade" (1Jo 3, 18). Da minha parte, a cada dez dias vou utilizar mina conta no facebook para divulgar e estimular trabalhos artísticos voltados para ações sociais. Vamos nos manifestar como comunidade artística nessa direção?


Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, onde atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: