• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Faculdade Católica discute em curso de extensão a pedagogia vitoriana


Da Assessoria

O curso de extensão Mística Medieval: fundamentos para uma educação contemporânea no século XXI será realizado na sexta-feira e sábado, 24 e 25 de novembro, respectivamente, no campus da Faculdade Católica. A ideia do curso, de acordo com o professor doutor em Teologia, Marivelto Leite Xavier, é discutir a pedagogia de Hugo de São Vitor.

“Queremos aprofundar, discutir e relacionar o método de Hugo com nosso cotidiano, e apontar as conquistas teóricas dessa pedagogia”, explica Marivelto Xavier. Além dele, as aulas serão feitas pelo professor doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, Tiago Tondinelli.  O curso será desenvolvido em 10 módulos, sendo cinco presenciais e o restante por ensino a distância (EaD).

O professor Tiago Tondinelli é tradutor dos textos utilizados no método e possui extensa publicação pela editora Ecclesiae.  No primeiro módulo, na sexta-feira e sábado, o tema tratado será sobre dois grandes teóricos místicos da Igreja: John Eriúgena e Isidoro de Sevilha.

Hugo de São Vitor nasceu na Saxônia, hoje parte do território da Alemanha, no ano de 1096. Ainda jovem sentiu a vocação religiosa e mudou-se para Paris, na França, com a intenção de ingressar no Mosteiro de São Vitor, no qual residiu até a morte em 1141.

O método prepara as pessoas para aprender de maneira ordenada. E, após a leitura, os estudantes devem resumir, memorizar, meditar e contemplar a verdade para depois transmitir os conhecimentos. De acordo com a pedagogia vitoriana, o aprendizado somente é concluído quando se ensina outras pessoas com humildade.

Na sexta-feira, o curso será das 19h às 22h. E no sábado, dia 25, durante todo dia, sendo que o início da aula está marcado para às oito horas da manhã. O investimento é de R$ 50,00 para estudante e R$ 80,00 para público em geral. E quem indicar duas pessoas para participar do evento não paga o curso.

O curso é coordenado pelo Grupo Pessoa, formado por pesquisadores da Faculdade Católica (FACC-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (Icec). A inscrição pode ser feita no portal: www.sedac.edu.br, ou pelo e-mail: secretaria.geral@sedac.edu.br.

Outras informações pelos telefones: (65) 3685 0897 ou 98459 2487. A Faculdade Católica fica a rua Pérola, 105, próxima ao Hospital Metropolitano, no Bairro Cristo Rei.  




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: