• Cuiabá, 19 de Abril - 00:00:00

VG inaugura 10 leitos de UTIs infantil e neonatal em dezembro


Da Redação - FocoCidade

A inauguração da sétima etapa das obras da ampliação, melhorias e equipamentos do Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande, que trata da Unidade de Terapia Intensiva – UTI Neonatal e Infantil com 10 leitos, ocorrerá em dezembro. A gestão confirmou a programação nesta quinta-feira (16).

Até agora já foram consumidos recursos da ordem de R$ 8 milhões nas obras e equipamentos da unidade, segundo a prefeita Lucimar Campos. “Nós temos e vamos redobrar os cuidados e ações em prol da saúde pública, pois ela atende as demandas da população que não tem acesso a planos de saúde ou a um tratamento particular que nos casos das UTI demandam altas somas de valores”, explicou a prefeita.

"Mesmo diante das dificuldades impostas à gestão pública por causa da crise econômica que em média tem reduzido os repasses federais e estaduais em 35%, Várzea Grande mantém alto índice de investimento na área de saúde, principalmente nas obras de ampliação e melhoria do Hospital e Pronto Socorro Municipal que de janeiro a outubro deste ano já atendeu mais de 115 mil pessoas com os mais variados procedimentos médicos", reforçou.

“Temos seguido a risca a determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos de redobrar os cuidados com a saúde pública e dentro do possível acredito que estamos conseguindo suprir as necessidades, apesar de 40% da demanda atendida vir de outras cidades de Mato Grosso, outros Estados e até mesmo outros países”, frisou Diógenes Marcondes, secretário de Saúde de Várzea Grande.

O titular da pasta reafirmou que somente o Hospital e Pronto Socorro mais a UPA IPASE atenderam de janeiro a outubro, 226 mil pessoas, sem contar aqueles atendidos pelas demais unidades de saúde pública de Várzea Grande.

Em solenidade no último dia 13, Lucimar Sacre de Campos autorizou o inicio das obras da UPA do Grande Cristo Rei e a licitação para construção de 4 Unidades Básicas de Saúde – UBS nos bairros Construmat, São Mateus, Cabo Michel e Santa Isabel com investimentos da ordem de 10 milhões de reais entre obras físicas e equipamentos.

O dezembro será inaugurado o Bloco E que compreende os 10 leitos de UTI, sendo 7 infantis e 3 neonatal, além de um leito de isolamento para casos graves de doenças infecto-contagiosas.

Além deste bloco  será finalizada a obra de 18 leitos de enfermaria. Os recursos investidos nesta ala são da ordem de R$ 2,5 milhões entre obras e equipamentos entre recursos federais e próprios.

O diretor do Hospital e Pronto Socorro, Ney Provenzano assinala que desde 2015, a unidade se encontra em obras de ampliação, melhorias e investimentos em novos equipamentos para melhor atender a população. “Realizamos obras com o menor impacto para a população, justamente para seguir a determinação da prefeita em não parar o atendimento, mesmo com as obras”, explicou Ney Provenzano.

A chefe do Poder Executivo municipal, lembrou que em Várzea Grande mais de 70 obras estão em andamento gerando emprego, renda e aquecendo a economia local sem contar que todas são voltadas para atender a população que espera algo mais de seus gestores públicos.

Diógenes afirmou que os investimentos em saúde pública consumiram mais de 25% das receitas correntes, quando a previsão da lei é de que a Saúde tem que receber 15%, numa clara demonstração do compromisso da atual gestão para com este setor que é essencial para toda população.

“O município continua reforçando os investimentos em Saúde Pública, aplicando mais recursos do que é estipulado por lei, na oferta de novos serviços, dentro da política de organização da Rede de Serviços do SUS que é portas abertas, sem custos para aqueles que a procuram e 24 horas por dia”, finalizou. (Com assessoria)

 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: