• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Sorriso perfeito é o natural


Gustavo Bertholdo

O ícone das artes, Leonardo da Vinci, tinha um ditado que costumo usar muito frequentemente quando converso com os meus pacientes sobre a busca da beleza: ‘A simplicidade é o último grau de sofisticação’. Um sorriso perfeito está longe de ser artificial, mecânico, extremamente branco e fora do contexto da face.

Quando a gente acompanha a transformação de algumas celebridades logo nota que muitas delas, em busca da ‘perfeição’, perderam a naturalidade. Em casos extremos, nem parecem com eles mesmos. É importante frisar que o sorriso faz parte de um conjunto: olhos, nariz, boca, sobrancelha, formato do rosto, entre outros elementos, que precisam combinar entre si!

Embora a beleza estética seja subjetiva, os princípios que a norteia são um só: harmonia. Mas, ao invés de gerar elogios, ele se transformou em piada de internet. Os dentes ficaram tão brancos que cogitaram que ele seria o novo garoto-propaganda de uma marca de creme dental.

O mesmo aconteceu com o personagem Ross Geller (David Schwimmer), da série norte-americana Friends, que também passou pelo tratamento em um dos episódios e obteve o mesmo resultado desastroso. Por isso, o ideal é sempre fazer o tratamento acompanhado de um profissional que vai nortear o efeito até a cor natural, nada que chegue ao ‘super branco’, pois a coloração será sempre a máxima possível para cada paciente, respeitando a harmonia do sorriso.

Mas, convenhamos, não é apenas o amarelado nos dentes que incomoda. Muitos problemas hoje podem ser revertidos para se obter um sorriso mais bonito. Apesar de estarmos no século 21, é comum haver pessoas que convivem com a perda de dentes, que além de traumas estético, provocam problemas psicológicos ou à saúde.

Dentes tortos, espaço entre os dentes ou mesmo o formato deles, tudo isso pode ser transformado. Mas é sempre importante observar a linha tênue entre o que de fato afeta a sua saúde e impacta negativamente a sua beleza com o que pode ser uma exagerada ânsia pela perfeição.

Você acredita em milagres? Na área estética temos muitos deles acontecendo, no entanto, é isso mesmo que você deseja? Essa perfeição traduz quem você é?

Diversas pessoas resolveram assumir as diferenças que possuem como marca pessoal. No cinema e no cenário musical, Brigitte Bardot e Madonna, por exemplo, fazem até hoje muito mais sucesso ostentando um sorriso imperfeito.

 

Gustavo Bertholdo é especialista em dentística e implantodontia, mestre em prótese dentária, doutorando em materiais dentários e professor universitário.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: