• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Operação da polícia leva à prisão 160 suspeitos de roubos e furtos de veículos


Da Redação - FocoCidade

Levantamento da Polícia Civil mostra que no primeiro semestre de 2017, operações levaram à prisão 160 criminosos integrantes de grupos que atuam em roubos e furtos de veículos para clonagem - quando é utilizado placas de outro veículo semelhante ao subtraído;  troca de veículos na Bolívia e Paraguai por drogas, armas e munições, e na desarticulação de pontos de desmanche voltado ao comércio de peças.

As investigações das ocorrências, em Cuiabá e Várzea Grande, estão a cargo da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA), que tem mostrado eficácia na repressão aos delitos.

De janeiro a julho, a Delegacia encaminhou à Justiça 477 inquéritos policiais relatados, com indiciamento de mais 770 pessoas em crimes de roubo, furto, receptação de veículos, adulteração de sinais identificadores de veículos, falsificação e uso de documento falso e latrocínio. Entre os casos estão dois latrocínios esclarecidos com os autores das mortes identificados e presos.  Um deles é o roubo seguido de morte do dentista, João Bosco de Freitas, 62 anos, ocorrido no dia 26 de julho.

O delegado titular da DERRFVA, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, destaca, que o fato da Delegacia estar em funcionamento 24 horas, para o atendimento das ocorrências de recebimento de veículos recuperados, contribui para celeridade dos procedimentos que são apurados pela equipe de 3 delegados de polícia, 8 escrivães e 38 investigadores.

“Melhoramos neste primeiro semestre o atendimento a vítima. Temos uma equipe para o atendimento imediato das ocorrências e outra para servir às vítimas, bem como ao público em geral, com agendamentos de entregas de veículos e esclarecimentos de   dúvidas frequentes, reduzindo assim o tempo de espera na unidade”, informou o delegado.

Desmanches

O desmanche de veículos roubados e furtados, cujas peças vão parar no mercado clandestino, foi o motivo da fiscalização de 86 estabelecimentos comerciais, sendo estes oficinas, lojas de autopeças e ferro-velho. Treze estabelecimentos foram flagrados com peças adulteradas de veículos roubados/furtados e o locais fechados, dos quais 4 deles tiveram as atividades suspensas por determinação judicial.

“Neste caso, a Delegacia realizou operações para combater a receptação de peças, crime este que alimente essa modalidade criminosa”, disse o delegado Vitor Hugo.

A proibição pela Justiça de funcionamento tem sido uma medida cautelar adotada pela Delegacia, para cessar a atividade criminosa e evitar que os locais continuem a  fomentar crimes antecedentes de furtos e roubos de veículos. A oficina denominada “Churanha Motos”, no bairro 1º de Março, e a oficina “Moto Bala”, no CPA I, foram dois dos estabelecimentos fechados depois do pedido judicial da Delegacia. Ambos os pontos são considerados locais de desmanche e adulteração de motocicletas.

Redução

Em Cuiabá, dados de Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), apontam a redução 19% nos roubos de veículos (carro, motocicletas, caminhonete, caminhão), de 740 para 596. Somente as motocicletas a queda foi 48%, comparado o mesmo período de 2016.

Com relação aos furtos de veículos a diminuição também está na faixa de 19%, de 585 para 471 em 2017. Separadamente, os furtos de automóveis tiveram redução foi de 31%, e as motocicleta queda de 7% neste ano, comparado com 2016.

Na cidade vizinha, Várzea Grande, o roubo de veículos (todos os tipos) apresentou queda de 45%, em relação ao mesmo período de 2016, de 604 registros para 333, comparando o mesmo período (janeiro a junho) de 2016 e 2017.

Na modalidade furto de automóveis e motocicletas (vários modelos e tamanhos) a redução foi de 28%, de 226 para 163, comparando com o mesmo período de janeiro a junho de 2016/2017. Somente os automóveis a queda foi de 61%.

Recuperação e operações

A recuperação de automóveis, caminhonetes, caminhões e motocicletas está na média de 200 ao mês, totalizando 1.376 veículos até o mês de julho. O índice de veículos localizados está relacionados à filosofia de integração do trabalho executado pela Especializada com a Polícia Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Grupo Especial de Atuação na Fronteira (Gefron) e outros órgãos de fiscalização municipal e estadual.

A troca de informações e parceria com as forças policiais e também com outras unidades da Polícia Civil (Derf’s, DRE, GCCO e GOE), assim como o apoio da Diretoria de Inteligência e da própria Diretoria Geral e Diretoria Metropolitana, as operações policiais se tornaram rotineiras na Delegacia, que chega a efetuar de 2 a 3 flagrantes policiais, por dia.

“Temos o objetivo de aumentar o número de operações/prisões, bem como recuperar mais veículos. Já elaboramos o planejamento operacional para o segundo semestre, visando combater as modalidades criminosas, bem como aquelas quadrilhas que estão roubando residências e utilizando veículos das vítimas para a fuga e transporte dos objetos subtraídos”, informou o delegado Vitor Hugo.

Ações sociais

Mesmo com toda a demanda de ocorrências para apurar, os delegados, investigadores e escrivães ainda arrumam tempo para se dedicarem ao social, participando de campanhas para ajudar pessoas menos favorecidas, como Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, com cerca de 90 idosos em Cuiabá e o Hospital de Câncer de Mato Grosso.

Prevenção

A prevenção é um fator que toda pessoa precisa adotar em suas atividades cotidianas. Nesse ponto, a Delegacia pontua medidas simples podem evitar roubos e furtos de veículos e ajudar na redução das estatísticas. Entre elas estão: use o bom senso ao escolher um local para estacionar; evite lugares ermos e de fraca iluminação; não deixe nada dentro do carro, nem mesmo uma sacola vazia, pois qualquer objeto pode ser confundido com um item de valor e atrair a atenção do ladrão; não cole adesivos que exponham informações pessoais; certifique-se de que o carro foi trancado; evite deixar a chave com lavadores e vigias de estacionamento; em semáforos mantenha-se distante do carro da frente; mantenha sempre uma distância segura entre o seu veículo e o carro da frente quando o semáforo fechar. Você terá mais visibilidade e espaço caso seja necessário arrancar o carro repentinamente; antes de entrar na sua garagem, fique atento ao seu redor. (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: