• Cuiabá, 16 de Abril - 00:00:00

Empresários apostam em melhores condições econômicas para os próximos meses


Vinícius Bruno ? Especial para o FocoCidade

A confiança dos empresários da indústria mato-grossense chega ao quarto mês consecutivo com otimismo em relação à economia. O indicador Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) apurou 53,4 pontos este mês, 0,7 ponto percentual a mais que o registrado em abril. Por outro lado, se comparado com maio de 2016, o resultado deste mês teve aumento de 29,2%, já que há um ano foram registrados 41,3 pontos. Os dados são divulgados mensalmente pela Federação das Indústria do Estado de Mato Grosso (Fiemt).

A metodologia da Federação considera uma escala que varia entre zero e 100 pontos, sendo que abaixo de 50 pontos indica pessimismo e acima, otimismo. “Embora haja pouca variação na análise mensal, observa-se que em longo prazo esse aumento é significativo, na medida em que o índice de confiança mantem-se acima da linha divisória de 50 pontos pelo quarto mês consecutivo. Através desse aumento gradual, nota-se que o empresário mantem-se confiante neste primeiro semestre de 2017”, apontam os técnicos da Fiemt.

O relatório do Icei também destacou que em comparação ao Brasil, que atingiu um Icei de 53,7 pontos, o empresário mato-grossense segue a tendência do empresário brasileiro há quatro meses, com expectativas positivas.

Em relação aos seguimentos, a Indústria da Construção registrou 53,8 pontos em maio, enquanto a Indústria Extrativista e de Transformação revelou 53,3 pontos, seguindo mesmo contexto de recuperação da confiança do empresário que atua nestes setores, em Mato Grosso.

“É perceptível o contraste entre a opinião das Condições atuais, com 45,3 pontos, em relação à expectativa do empresário para os próximos seis meses que apresenta 57,4 pontos. Parte da expectativa está mais acentuada na espera por melhorias dentro se sua própria empresa com 60,2 pontos em comparação a expectativa na Economia Brasileira e de Mato Grosso, com 52,7 e 53,9 pontos, respectivamente”, destacam os técnicos da Fiemt.

Em relação às condições atuais, os resultados de maio foram 41,12%, em média, melhores que os registrados em igual mês de 2016. Este ano o indicador sobre as condições atuais ficou em 45,3 pontos enquanto que há um ano eram 32,1, ambos na margem do pessimismo abaixo da linha divisória de 50 pontos.

Entre os principais fatores que puxam a avaliação dos empresários para baixo, estão as condições atuais da economia brasileira com 43,3 pontos. Mas se comparadas com as condições que faziam parte da conjuntura econômica de maio de 2016, os empresários industriais consideram que houve uma melhora de 86,6%, já que naquele mês foram registrados 23,2 pontos. 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: