• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Taques debate na Bolívia novo acordo de exportação de gás


Da Redação - FocoCidade

O novo acordo de exportação do gás, a comercialização de ureia, a pavimentação da estrada que liga San Matias a Santa Cruz de la Sierra e a liberação do voo internacional partindo de Mato Grosso marcam a pauta da reunião entre o governador Pedro Taques (PSDB) e representantes do Governo Boliviano, nesta sexta-feira (5), em Santa Cruz de la Sierra.

O governador busca avançar nas estratégias de desenvolvimento do Estado, que visam dar maior suporte e ampliar a base da economia de Mato Grosso.

Além do governador Pedro Taques, está previsto que os governadores de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e o de Minas Gerais, Fernando Pimentel participem das reuniões com o governo boliviano. A nova reunião foi sugerida pelo ministro de Hidrocarburos do Governo da Bolívia, Luis Sánchez. 

Mato Grosso tem buscado aumentar as relações com comércio e integração com o país vizinho. Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, a agenda faz parte das tratativas do Governo de Mato Grosso com a Bolívia. "Essa viagem é bastante importante, é mais uma tratativa com o governo da Bolívia. É uma agenda permanente que nós temos. Recebemos há pouco tempo o ministro de Hidrocarburos com uma oferta de ureia, que está sendo produzida a partir do gás na Bolívia, e nós somos um grande consumidor de ureia na agricultura", disse. 

Além disso, o secretário destaca que o Estado tem interesse direto no fornecimento do gás. "Queremos estabelecer um contrato com maiores volumes e de fornecimento fixo deste gás. Vamos tratar essa pauta em paralelo", explicou o secretário. 

Por fim, Ricardo ressalta que o governo continua buscando a integração através da pavimentação da rodovia que liga San Matias a Santa Cruz de la Sierra. Um trecho de pouco mais de 300 quilômetros que ainda não tem asfalto. Além disso, buscam com o governo boliviano a liberação de voo internacional entre Cuiabá e Santa Cruz de la Sierra. 

Caravana da Integração 

A viagem a Bolívia acontece um ano após a Caravana da Integração do Governo de Mato Grosso ter cruzado o país até chegar ao Pacífico. A expectativa é de que o governo boliviano possa apresentar solução ao problema de infraestrutura. Essa é a terceira vez que Taques vai ao Departamento de Santa Cruz. Na primeira oportunidade debateu a Integração com Mato Grosso em reunião com o governador Ruben Costa Aguilera. (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: