• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

50 anos em 1


Paulo Lemos

Levamos 20 anos para superar a ditadura militar. Mais 30 anos para implementar a Constituição e consolidar a democracia. Todavia, em 01 ano, estão conseguindo desmontar tudo o que construímos e retirar os direitos que conquistamos.

Enquanto a população fica hipnotizada com a novelização da Lava Jato, onde Moro é apresentado pela Rede Globo como o protótipo do bom-moço, com super-poderes para vencer a encarnação do "mal", o sujeito a ser abatido, que seria Lula, por supostamente ser o "culpado por toda a corrupção do Brasil, mesmo de antes de ele ser presidente ou nascer, e pela existência de todos os corruptos da nação, mesmo daqueles que sempre fizeram oposição a ele", os verdadeiros Donos do Poder vão esquartejando o país, entregando o Orçamento da União para o Sistema Financeiro, o petróleo, o nióbio, as terras e os aquiferos para os estrangeiros e perdoando dívidas bilionárias das Teles e dos Planos de Saúde, por exemplo, enquanto diz faltar dinheiro para Saúde, Educação, Assistência Social e Previdência.

O pior de tudo é saber que embora a história se repita como farsa e/ou tragédia, muita gente não se deu conta do que está acontecendo, e, como crianças que acreditam em super-heróis, acham mesmo que a salvação do país está na mão da super-liga da justiça da "República de Curitiba", ao invés de saber que os impasses políticos devem ser resolvidos pela soberania popular, pelo voto, por eleições diretas já, não pela caneta de um justiceiro que tem sido instrumentalizado até ser descartado.

Daqui cem anos, todos saberão no Brasil quem foi Lula! Já quem foi Moro...

E o que causa desespero neles é saber que apesar de todo o bombardeio rotineiro contra Luís Inácio, no tete-à-tete, nas urnas, eles perdem para o Silva, porque ele representa a alma do povo brasileiro, com seus erros e seus acertos, entretanto, representa o povo brasileiro, para o bem e para o mal.

Quem hoje ganharia as eleições presidenciais de Lula, no voto livre de cada cidadão, do sul ao norte, de leste ao oeste do Brasil? Dória, Marina, Bolsonaro?

Por isso que o projeto é condenar o ex-presidente, custe o que custar, para tornar ele inelegível e tirá-lo da disputa. Eles têm medo dele! Só não o matam, pois receiam a comoção e revolta popular que pode ser deflagrada, por aqueles que, a despeito daquilo que é noticiado todo dia pelo Jornal Nacional e toda semana pela Revista Veja, sabem que suas vidas estavam muito melhores antes, do que agora no governo temeroso hodierno.

Espero apenas que os golpistas não sejam sacanas e covardes o suficiente para tentar evitar as eleições do ano que vem, com o pretexto de unificar as eleições gerais com as municipais, a fim de prorrogar o mandato do impostor e desertor Michel Temer.

Caso isso ocorra, para evitar a luta armada, só a força do povo na rua, de maneira pacífica, posicionando-se contra a baderna instaurada na taberna e exigindo a retomada do processo democrático e da legalidade, ambos rompidos com o impeachment da presidente Dilma Rousseff, sem crime de responsabilidade.


Paulo Lemos é advogado e defensor de direitos humanos.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: