• Cuiabá, 18 de Abril - 00:00:00

Cidadão mato-grossense: de Roberto Jefferson a Lula


Sonia Fiori

Não faltaram questionamentos e críticas à aprovação na Assembleia Legislativa do projeto de resolução 383/2016, de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), que concede Título de Cidadão Mato-grossense ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas Lula não é o único citado em escândalos de corrupção a receber essa honraria em Mato Grosso. Em 2008, o então deputado estadual, Chico Galindo, concedeu o título de cidadão mato-grossense a Roberto Jefferson, ex-deputado federal, presidente nacional do PTB, que quebrou a banca do Mensalão.

À época, enfrentando resistências para validar sua proposta, Galindo encontrou respaldo no então presidente da Casa de Leis, José Riva.

Resguardado o princípio da presunção de inocência, o enredo do “politicamente correto” foi posto à prova no Legislativo. Em que pese posturas discordantes, vale lembrar que na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), presidida pelo deputado Pedro Satélite (PSD), apenas o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) foi contrário à matéria, em relatoria da deputada Janaina Riva (PMDB).

Na Câmara Federal a concessão da honraria a mencionados em ondas de corrupção também é ponto de inquirições, já que teoricamente o título deveria ser concedido a autoridades de “reputação ilibada”, de reconhecida idoneidade moral.

Essa seara remete para reflexão a respeito do abismo existente na velha história do "é legal, mas é imoral". 

Na justificativa, Barranco pontua que “atualmente o ex-presidente percorre o Brasil tentando reagrupar a esquerda brasileira e continuar a defesa de um país para todos e todas com justiça social”.

Destaca ainda que “por sua competência e pelos relevantes serviços prestados à sociedade brasileira, o desenvolvimento e avanço social que mato-grossenses apreciaram”, é que se denota, na opinião do deputado, a importância do reconhecimento em forma de título.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: