• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

'Os Estados vivem de pires na mão', dispara Taques em reunião do Comsefaz


Da Redação - FocoCidade

Governador Pedro Taques (PSDB) deu um duro recado para o Governo Federal ao asseverar que "os Estados vivem de pires na mão". O alerta do chefe do Executivo estadual se deu em meio a 15ª Reunião do Comitê dos Secretários de Estado de Fazenda (Comsefaz), realizada em Cuiabá, na quinta-feira (6).

Não é a primeira vez que o governador reclama do "retorno" dado pela união em relação aos pleitos dos Estados. Taques defende a revisão do Pacto Federativo para melhor distribuição de recursos aos entes federados.

Num cenário em que o Executivo tenta drilhar a crise no caixa público, gera temor a posição do Governo Federal que recentemente anunciou contingenciamento de emendas parlamentares. Os reflexos recaem sobre Mato Grosso, leia-se as emendas destinadas à área da saúde.

Na reunião, o governador destacou que os Estados vivem "de pires nas mãos" buscando recursos da União para realizar investimentos. O chefe do Executivo Mato-grossense defendeu mais autonomia aos Estados e voltou a cobrar ajuste fiscal efetivo na União Federal.

Como exemplo da falta de recursos por conta política econômica adotada, Taques citou o que ocorreu com Mato Grosso após a criação da Lei Kandir. "Em função da Lei Kandir, Mato Grosso deixou de arrecadar R$ 38 bilhões, apenas R$ 5 bilhões em compensação, através do Auxílio de Fomento às Exportações. Uma compensação que é uma farsa”, destacou.

O governador apontou a produção de Mato Grosso e destacou que as cidades não produtoras acabam não sendo beneficiadas, como poderia, pelo volume de vendas, uma vez que o produto é destinado à exportação sem a cobrança do imposto local e sem a devida compensação.

Isso, segundo Taques, também prejudica os investimentos e melhorias necessárias. “Sempre tenho que solicitar recursos na União Federal. Enquanto estudante de Direito, entendemos que a federação é uma união e não submissão dos estados membros ou unidades sub-nacionais em detrimento da União. Hoje, os Estados não passam de autarquias da União Federal”, avaliou.

Taques disse que Mato Grosso hoje não tem a capacidade de investimento necessária. Lembrou que foi ao Banco Mundial em busca de investimentos, mas não conseguiu finalizar porque o Brasil não havia feito superávit primário. “Um problema da União que acaba afetando dos Estados membros”, afirmou.

O governador destacou que Mato Grosso segue fazendo ajuste fiscal, buscando diminuir os gastos com a máquina pública e sem aumentar impostos. Taques lembrou ainda que o Estado sai na frente ao propor uma reforma tributária inovadora, inspirada na cobrança de impostos da Nova Zelândia, através de um trabalho realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: