• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Maggi organiza comitiva para ir à China tentar reverter proibição de importação


Da Redação ? Foco Cidade com O Globo

Após a deflagração da Operação Carne Fraca, o minnistro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, confirmou em entrevista para o Jornal O Globo que vai à China tentar remediar a situação. 

Ele vai organizar uma missão de empresários brasileiros para conversar com os chineses.

Nesta quinta-feira, ele fez uma conferência com a mídia chinesa e colocou a culpa de toda a confusão causada pela operação Carna Fraca em agentes da Polícia Federal. Ele sugeriu aos chineses que façam uma visita surpresa a qualquer fábrica do país para que atestem a qualidade dos processos.

China e Hong Kong suspenderam todas as compras de produtos não apenas dos frigoríficos investigados. Estão proibidas a importação de todo o país e de todo o tipo de carne.

O governo avalia que os países importadores de carnes têm outros interesses além de explicações técnicas sobre o sistema sanitário brasileiro. Aproveitam falhas apontadas na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, para forçarem a queda dos preços dos produtos no mercado internacional. Um dos exemplos mais gritantes é o da China, que não se comove com os apelos das autoridades brasileiras para retroceder na decisão de suspender todas as importações provenientes do Brasil.

Segundo fontes ligadas ao Palácio do Planalto, a China tem interesses específicos no Brasil, que poderiam ser usados numa negociação para o fim do embargo à carne brasileira. Quer, por exemplo, regras mais claras para participar das concessões, com a definição do ambiente regulatório e do conteúdo local de setores como energia, óleo e gás, de preferência com normas que lhe favoreçam.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: