• Cuiabá, 17 de Dezembro - 00:00:00

Apresentações do Fetran começam nesta semana


Várzea Grande sedia a 5ª etapa do 13º Festival Estudantil Temático de Teatro de Trânsito de Mato Grosso                      - Foto: Várzea Grande sedia a 5ª etapa do 13º Festival Estudantil Temático de Teatro de Trânsito de Mato Grosso
Secom-VG

Várzea Grande sedia a 5ª etapa do 13º Fetran (Festival Estudantil Temático de Teatro de Trânsito de Mato Grosso). As apresentações são nas categorias especial, infantil, infanto-juvenil e juvenil.  O evento já é uma tradição de arte-educação em Mato Grosso revelando talentos em várias cidades com a realização das etapas classificatórias.

O Fetran Mato Grosso é realizado pela Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em parceria com o Detran-MT, Secretaria de Estado de Educação e prefeituras municipais. O objetivo é sensibilizar e conscientizar por meio de atividades lúdicas o público infanto-juvenil sobre direitos e deveres, fomentando a produção cultural e artística no ambiente escolar e a responsabilidade de todos na construção de um trânsito seguro. O projeto envolve alunos-atores, professores e coordenadores para montagem e encenação das peças.

Conforme a coordenadora do Fetran/MT em Várzea Grande, Edizes Reveles as apresentações começam nesta segunda-feira, 20 de junho, no auditório da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), Gonçalo Domingos de Campos (Caic), Jardim Alá, e seguem até o dia 24 de junho. No encerramento haverá entrega  de premiações às equipes vencedoras da etapa. Serão encenadas duas peças no período da manhã e duas à tarde, com entrada gratuita. Estudantes de escolas públicas da região metropolitana e integrantes de projetos sociais compõem o público principal do evento.

Em Várzea Grande, quatro escolas irão participar do festival, sendo elas, Escolas Municipal de Educação Básica (EMEBs) ‘Abdala José de Almeida’, ‘Tenente Abílio da Silva Moraes’, ‘Estevão Ferreira da Cunha’ e ‘Dirce Leite de Campos’.

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Vereador ‘Estevão Ferreira da Cunha’ ganhou o Festival em 2014 com a peça “Volante e whatsapp” e 2015 conquistou o título novamente com a peça “O trânsito no campo”. Para 2016 a escola está confiante na conquista do 3º título do Festival 2016.  “A comunidade escolar já está toda mobilizada para apresentação da temática “Paz no Trânsito”, o tema escolhido deste ano visa à sensibilização em relação ao cumprimento da Legislação do Trânsito. Se todos seguirem as regras de trânsito reduziremos as fatalidades de trânsito e conquistaremos a cultura da ‘Paz no Trânsito’”, explicou a coordenadora.

O secretário de Educação, Silvio Aparecido Fidelis disse que o Fetran/MT é um projeto nacional para a educação e conscientização do cidadão quanto às questões relacionadas ao trânsito que propõe a sua formação, a partir da escola, trabalhando com crianças e adolescentes. “O Fetran é um dos maiores Projetos de Educação para o Trânsito do país. O teatro é uma importante ferramenta pedagógica para incluir e formar cidadãos mais conscientes, mais preocupados com o bem estar e boas regras de convivência em sociedade. Por isso,  o Fetran tem um papel fundamental na disseminação de conteúdos que trabalhem essas temáticas de forma transversal, envolvendo diferentes áreas do conhecimento”, pontuou o secretário.

O Festival é realizado em 6 etapas, sendo 5 regionais e uma etapa estadual. As etapas regionais foram realizadas nas cidades de Sinop, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Jaciara,  e a 5ª etapa em Várzea Grande. As equipes vencedoras serão contempladas com premiações na etapa Mato Grosso, que será realizada em Cuiabá, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros,  no dia 8 de julho.




0 Comentários



    Ainda não há comentários.