• Cuiabá, 19 de Abril - 00:00:00

3 Benefícios da Netnografia

Saiba quais as vantagens dessa pesquisa que busca ouvir o consumidor digital.

Inventada por Robert Kozinets, a Netnografia é uma pesquisa de mercado que tem o objetivo de entender o comportamento do consumidor na internet. Super adaptativa, imersiva e personalizada, essa metodologia busca, nas conversas dos usuários, compreender os anseios do consumidor de forma qualitativa.

Quando digo que trabalho com Netnografia, as pessoas dizem “NET...NO....O que é isso?” E depois que explico, vem a segunda pergunta: ... Para que serve? É aí que que a coleta, análise e interpretação dos dados online ficam sofisticados.

Mais rápido, mais barato, e que se adapta melhor à velocidade das interações dos consumidores em ambiente digital e principalmente nas redes sociais digitais, a Netnografia tem proveitos ainda maiores.

Além de utilizar métodos multicanais para estudar o comportamento do consumidor, a Netnografia é uma ferramenta que causa pouca fricção e estimula interações mais sinceras. Uma vez que respondemos às pesquisas e interações de forma mais espontânea se feitas de maneira digital do que o habitual cara a cara.

A netnografia entende que a opinião e sentimentos do consumidor importam. E isso ajuda a contextualizar empresas para a tomada de decisão. Bem como ajudam as marcas a se posicionarem de forma estratégica, já que o objetivo é entender para atender.

Mas, de fato, qual é o benéfico da netnografia para os negócios?

Vivemos em tempos onde os dados somente importam se tiver gente que consiga decodificá-los.

A netnografia lê os dados e gera insights que podem ser preditivos sobre como entender que determinado consumidor deseja um produto novo. Ou prescritivos para ajustar um processo num canal de comunicação virtual da empresa, por exemplo.

Benefícios:

1.      Collab

O benefício mais sofisticado da Netnografia é encontrar a possibilidade de cocriação de produtos e serviços. O público se sente prestigiado quando ajuda a criar algo, e consome, quando existem produtos que o representam. Nunca tantas marcas e artistas fizeram Collabs visando negócios, mas agradando o consumidor.

2.      Campo de Fala

Hiperconectados e hiperexigentes os consumidores da atualidade são assim, e entender o campo de fala do seu público vai gerar oportunidade de negócio. Tudo importa nesse universo, seja o jeito de falar, de usar um meme, de adicionar um emoji e de expressar um sentimento. A decodificação dos elementos utilizados pelo consumidor ao se expressar vai criar surpresas para vender.

Um exemplo disso é o desodorante Invisible Dry da Nivea: foi prestando atenção aos desejos dos consumidores nas redes sociais que fizeram um produto que atendesse à demanda, e sem concorrentes por um bom tempo.

Na minha opinião, a Netnografia é a possibilidade de estudar novas culturas e dar sentindo aos dados que produzimos.

3.      Relacionamento com o cliente

Entender quem fala, os símbolos e as expressões que o consumidor utiliza na internet ao se comunicar, cria relacionamento. A tão chamada “experiência de consumo” é amplificada quando uma marca compreende seu público. Entenda: marca que presta atenção ao consumidor online melhora seu posicionamento como negócio.

Sim, ao gerar proximidade com o consumidor atual, pode-se gerar inovação e tendência de mercado. Já imaginou sair na frente do concorrente? É assim que a netnografia faz, gera oportunidade ao mapear como o público se relaciona com uma marca, um negócio ou um profissional.

Em suma, os 3 benefícios da netnografia, a cocriação, o campo de fala e o relacionamento com o cliente, já geram insights sobre como as marcas que ama ou que consome estão atentas a você indivíduo digital, seja para embalar o que vai consumir amanhã, seja para reparar o que consumiu ontem.

 

Maria Augusta Ribeiro é Especialista em Netnografia e Comportamento Digital/Belicosa.com.br



0 Comentários



    Ainda não há comentários.