• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Empreendedorismo, prática com eficácia

Empreendedorismo se aprende e tanto aquele que precisa desenvolver habilidades empreendedoras quanto o que as têm naturalmente precisam de bons mentores por perto para complementar áreas sensíveis, pontos fracos, trabalhar competências e comportamentos necessários para ser ou permanecer sendo um empreendedor de sucesso.

O Brasil nos últimos anos tem se mostrado um país em que há uma imensa capacidade empreendedora e vemos muitos empreenderem por vontade ou por necessidade. Mas apenas ter uma ideia não é suficiente e vemos um grande número de iniciativas malsucedidas, de negócios fracassando e gerando frustrações pessoais, perda de patrimônio, sem contar nas oportunidades não ou mal aproveitadas.

Muitos recorrem a livros sobre criação e gestão de negócios, ao SEBRAE, consultorias, mas se esquecem que não é apenas no negócio que deve pensar, mas antes e acima de tudo é preciso aprender a se ver, pensar e agir como verdadeiro empreendedor.

Os que alcançam o sucesso têm mais que um bom plano de negócios, e a mentoria – feita por profissionais qualificados e com experiência de mercado – deve ser o primeiro passo para se alcançar um comportamento modelável, baseado no autoconhecimento, aprendizado contínuo, na identificação e melhoria de pontos essenciais para o aperfeiçoamento e desempenho pessoal e profissional.

Se você se percebe como um empreendedor isso já é um bom indicador. O empreendedor naturalmente é inconformado e transforma esse inconformismo em novas descobertas e em propostas positivas para si e para outros. Todos nós nascemos com potencial empreendedor mas essa capacidade só se potencializa nas pessoas que sonham e buscam transformar esses sonhos em realidade, mais que ver um problema o empreendedor enxerga nele a oportunidade de um novo negócio.

É bem verdade que alguns são empreendedores natos com perfil voltado para a estratégia, curiosidade aguçada, habilidade de criar, produzir, vender, divulgar  e também reconhecer exatamente o que encanta os clientes, têm a capacidade de olhar algo que para tantos parece algo comum e fazer dele seu case de sucesso. Mas mesmo essas pessoas podem fracassar por falhar na percepção do mercado, na estagnação, no não perceber que é hora de uma transformação e readequação, o que pode de resolver de forma eficaz com a mentoria

Se você tem uma boa ideia e pretende fazer dela um sucesso é preciso investir muito mais do que apenas dinheiro no seu negócio, é preciso investir tempo, dedicação, empenho e em si mesmo pela melhoria da chamada inteligência emocional que tem sido apontada como o grande diferencial dos que alcançam o verdadeiro sucesso. Invista o quanto antes em você e faça a diferença no seu negócio.

           

Dynair Souza é Master Coach e Mentora certificada com diversas certificações internacionais, advogada, Mestre em Direito e professora há 23 anos hoje também trabalha com coaching  e mentoria de carreira e negócios para profissionais liberais e empreendedores



0 Comentários



    Ainda não há comentários.