• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Infecção na gengiva pode matar

  • Artigo por Dr. Rosário Casalenuovo Júnior
  • 07/09/2018
  • 0 Comentários

Um dentre fraturado é uma esponja cheia de bactérias como se fosse um formigueiro e que leva contaminação para o corpo todo e pode matar.

Um simples dente que pode estar quebrado ou com cárie profunda que aparentemente necessita apenas de uma restauração ou canal, pode levar a cepticemia, uma infecção generalizada no corpo carregada pelo sangue e até endocardite ( o sangue leva as bactérias ao coração ) o sangue pode estar com fungo, mofado que causa inflamações disseminando para o organismo todo.

A inflamação é tida como uma excressão como a urina, o sour, as fezes, a inflamação é um lixo que circula no corpo que está excretando algo indesejável.

Pode ser causado por intolerâcia de alimentos como farinha, glútem, leite, proteína, etc. Mas as infecções da boca são sérias, graves e indolores, o paciente não reclama de sensibilidade embora esteja com o osso dos maxilares todo tomado.

Os ossos  são minerais e pelo contrário do que se imagina não tem sensibilidade, nenhuma, é como a unha ou o cabelo, e por isto as bactérias se alojam pelos ossos da boca sem a pessoa perceber, outro local que é critico também é a gengiva na sua região em contato com o dente.

 A gengiva possui uma capacidade inexplicável de produzir uma “cola”que faz a gengiva ficar grudada no dente e vedar totalmente a entrada de qualquer micro-organismo.

Esta aderência acontece também nos implantes dentários onde a gengiva também gruda na superfície do metal, mas para isto tanto o dente como o metal deve estar com uma superfície lisa e sem resíduos. Mas diante da inflamação da gengiva esta “cola” pode não se formar e abre uma espécie de bolça entre a gengiva e o dente, com isto a superfície interna da gengiva fica como uma “carne viva” assim a entrada de bactérias para o sangue e organismo é fatal.

Também a inflamação que possui toxinas leva a reabsorção no osso alveolar que sustenta o dente e pode prosseguir até a perda total do dente com o tempo de alguns anos.

Mas o problema maior não é a perda do dente mas principalmente a infecção periodontal que o paciente convive por todo este tempo. Um sinal é o sangramento fácil da gengiva.

Voltando ao dente, que sofreu a pefuração por uma cárie e avancando para a polpa ( nervo do dente ) e tirando a vitalidade do dente. Este orgão dental passa e fica oco e ser habitado por bactérias anairóbicas que são as mais nocivas para o organismo.

O dente na sua constituição não tem apenas o bucado do canal mas toda a parede do dente que é perfurada como uma colméia de abelha, chamada canalículos dentinários.

Com isto o dente passa a ser como uma esponja cheia e infectada que aloja trilhões destes micro organismos.  Os canais que são obturados pelos dentistas basicamente com todas as bactérias nas paredes do dente como um tijolo de 8 furos que fica vazio por dentro.

Está vindo da Alemanha um segmento médico que condena todos os dentes que possuem canal obturado e pede para extrair.

Outra alternativa é o uso do Ozônio para matar essas bactérias. A Ozonioterapia na endodontia esta ganhando espaço como alternativa para salvar os dentes prometendo matar os micro-organismos alojados nos canalículos dentinários.

No meu tempo de atuação na odontologia, vejo até hoje uma inocência dos pacientes que apresentam os dentes fraturados, e com o canal infectado. Assim o dente funciona domo um canudo que leva os micro-organismos da boca para dentro do corpo, dando para observer pela face como o indivíduo se apresenta com o corpo inflamado e o sangue mofado e infectado. São inumeros cidadões que caminham pelas ruas assim correndo grande risco de infecção generalizada e a morte.

As pessoas que possuem mais de 40 anos dificilmente irão ter cáries. Os problemas a partir desta idade, estão a baixo da genviva, por dentro. Cuidado com as limpesas dos dentes que são realizadas nos consultórios, pois são feitas apenas para cima da gengiva, sendo que os problemas estarão sempre  por dentro da gengiva, subgengival.

Então digo que a partir de idade mais avançada, vá ao dentista não para cuidar dos dentes  mas sim da gengiva ( periodonto ) e das prováveis infecções que a boca leva para o corpo.

 

Drº Rosário Casalenuovo Júnior, é Diretor Clínico do Instituto Machado de Odontologia – Brasília (DF), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT); Co-autor do livro Cirurgia Ortognática e Ortodôntica; Presidente da ABOR-MT (Associação Brasileira de Ortodontia – SEC.MT); Membro da Academia Libero-Latino-Americana de Disfunção Crâneo-mandibular e Dolor Facial; Membro da Academia Libero Latino Americana de Estética Médica e Interdisciplinar. Especialista em: Ortondontia (Bioprogressiva e Arco reto); Ortopedia Funcional dos Maxilares Dor Orofacial e Disfunção de ATM; Formação no Conceito Castillo Morales de Reabilitação; Autor do Conceito Arquitetura da Face; Autor do Conceito Ortodontia Funcional e Estética. Email: dr.rosario@institutomachado.com.br



0 Comentários



    Ainda não há comentários.