' /-->
  • Cuiabá, 09 de Dezembro - 00:00:00

Os cuidados com a visão durante o inverno e baixa umidade

O longo período de estiagem ocasionado pela falta de chuva e pela sazonalidade da baixa umidade, característica de nossaregião, causam diversos fatores que prejudicam nossa saúde ocular e física, uma delas, é a Síndrome do Olho Seco.

Mas o que é a Síndrome do olho seco?

É uma disfunção do nosso sistema lacrimal que ocasiona a instabilidade do filmelacrimal e consequentemente a inadequada lubrificação dos nossos olhos. Apresentainúmeras causas, que basicamente alteram o equilíbrio entre a produção e a evaporação da lágrima. Nos períodos de tempo seco, a nossa produção lacrimal espontânea acaba sendo insuficiente para lubrificar adequadamente os nossos olhos, umasituação que denominamos de olho seco evaporativo. 

Embora existam portadores de olho seco que não se queixam dos incômodos, a maioria apresenta como principaissintomas: a sensação de ressecamento ou areia nos olhos, ardência, e/ou sensação dequeimação. Os olhos tendem a apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira e fotofobia(hipersensibilidade à luz). 

Além disso, os esforços visuais habituais da vida moderna como o uso prolongado de computadores, tabletes e smartphones, associados a diminuição do rimo ao piscar (pelo excesso de concentração)e ao ambiente de ar condicionado podem gerar a Síndrome Visual doComputador com olho seco.

Basicamente, o tratamento envolve o uso de colírioslubrificantes e orientações gerais sobre os cuidados com a saúde ocular, com melhoraimediata e progressiva.Mas, somente uma avaliação realizada por médico oftalmologista pode diagnosticar adequadamente essas disfunções clínicas e conduzirao melhor tratamento, principalmente, com o objetivo de afastar causas patológicas quetambém causam olho seco e/ou olho vermelho.

Cuide da sua saúde ocular, procure ummédico oftalmologista!

 

Dr. Renan Ferreira é médico Oftalmologista / Especialista em Retina e Vítreo

CRM MT 9034



0 Comentários



    Ainda não há comentários.