• Cuiabá, 19 de Março - 00:00:00

Juventude de ontem, hoje e amanhã

Em quase todas as situações de nossas vidas, devemos sempre olhar para o passado, para planejar o futuro sem nos esquecer do trabalho no presente. A maioria dos cidadãos brasileiros fala muito sobre as problemáticas do nosso país, já sabe das mazelas e muitos dizem que é preciso fortalecer a base educacional pois isso implica diretamente no desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens.
 
Quando um novo Governo assume, ou quando adentra uma nova forma de governar, o clamor popular é pela resolução dos problemas emergenciais, como o da segurança pública, da saúde, de asfaltamento, da falta de saneamento básico, entre outros. O perigo pode morar aí: enquanto os olhos dos gestores estiverem voltados somente para resolver o que é urgente, a real raiz dos problemas não será resolvida e a população continuará sendo afetada por anos e anos a fio.
 
Penso que resolver problemas emergenciais é, sim, uma obrigação dos governantes. Não podemos aceitar, enquanto cidadãos, que ainda haja pessoas morrendo de fome, por falta de saúde ou de segurança pública. Porém, o planejamento do futuro não deve ser esquecido e deve estar atrelado às resoluções imediatas. Os investimentos em Educação são instrumentos para este planejamento e são transformadores.
 
A atual gestão do Governo do Estado já entendeu isso. Fez algo extremamente diferenciado ao construir 40 escolas em tempo integral. Antes, não existia nenhuma. A escola em dois períodos é hoje o melhor lugar para que os jovens estejam, depois da sua casa. É na escola, estudando, aprendendo, que eles preparam a si próprios para tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Fez também 8 escolas militares num Estado que só tinha uma.
 
Enquanto muitos tiveram a oportunidade de mostrar o seu trabalho para a juventude e não fizeram, o governador Pedro Taques rompeu barreiras. Viabilizou a criação do Conselho Estadual da Juventude (Convuj-MT), além da Superintendência da Juventude, no âmbito da administração pública, para desenvolver e executar políticas aos jovens com o objetivo de prevenir e retirá-los de situações de vulnerabilidade.
 
Atualmente, está em andamento, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, o curso de empreendedorismo denominado “Projeto Inova Jovem”, ministrado por professores da área. Já é a 2ª turma a participar e, após as aulas presenciais, os alunos ainda terão acompanhamento de 90 dias para o desenvolvimento do seu próprio negócio.
 
Este Governo também implementou o “Programa ID Jovem” nas escolas estaduais e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para beneficiar os participantes jovens com duas passagens gratuitas de ônibus do transporte interestadual e duas com 50% de desconto, além de meia entrada em eventos artísticos, culturais, shows e cinemas, inscrição gratuita do Enem e emissão também gratuita da carteirinha de estudante.
 
É pensando no futuro dessas pessoas, sem esquecer o presente, que o governador Pedro Taques atuou fortemente para os jovens. Falar deste Governo é a mesma coisa que testemunhar contra um sistema corrupto que por anos não enxergou os jovens mato-grossenses. Pedro fez diferente. Pedro é diferente. Basta olhar sua história de vida combatendo a corrupção, desmantelando o crime organizado e sempre forte, de cabeça erguida e pronto para melhorar a vida dos que mais precisam, como os jovens, que são o futuro do nosso Estado.



Raphael Brunini é Presidente do Conselho Estadual de Juventude.



0 Comentários



    Ainda não há comentários.