• Cuiabá, 24 de Abril - 00:00:00

O profissional economista

  • Artigo por Ricardo Augusto Moreira da Silva
  • 14/08/2018
  • 0 Comentários

Nesta data tão importante, não poderia deixar de falar um pouquinho de uma das mais antigas profissões :a dos“ECONOMISTAS”. Uma das mais complexas carreiras profissionais, que tem que abrigar em seu conhecimento um pouco de tudo como Macroeconomia, Microeconomia, Economia Monetária, Finanças, Mercado, Tributação, Viabilidade Econômica, Matemática, Estatística, Direito, Sociologia entre muitos outros conhecimentos, sejam eles nos campos empresarial, público ou agronegócio.

Somos aqueles que devem estar sempre acompanhando os rumos da Economia nas cidades, nos estados e no país. Somos constantemente cobrados para indicar que rumos devemos tomar para que o Brasil saia da crise que se instalou como se fôssemos os salvadores da Pátria, as vezes até temos muitas soluções mas tudo depende de quem nos ouve e se realmente querem fazer, pois, os remédios podem ser amargos e exigem sacrifícios que não estão dispostos a correr.

Quem escolhe esta profissão, descobre a beleza e a nobreza das suas atribuições junto à sociedade e vê que seu papel vai mais muito mais além de um profissional que entende de finanças, mercado, entre outros. Tem que entender da sociedade como um todo já que uma economia desenvolvida necessita de empregos, empresas, agricultura, educação, saúde, segurança, comida na mesa e qualidade de vida dos seres humanos que nela vivem.

Os Economistas podem atuar em todas as direções, pois seus conhecimentos atravessam todos os setores da sociedade desde seu planejamento e tecendo análises de resultados que permitam tomadas de decisões com informações precisas.

Quero encerrar aqui com uma frase de um dos maiores Economistas brasileiros o Matogrossense Roberto Campos :

“Para sentir as coisas é preciso emoção. Para fazê-las e desfazê-las é necessária uma certa dose de paixão. Mas entendê-las, só com a razão.”
 

Parabéns ECONOMISTAS.


Ricardo Augusto Moreira da Silva é Presidente do CORECON - MT.



0 Comentários



    Ainda não há comentários.