• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

A importância do brincar

Os benefícios do brincar são imensos, não apenas para as crianças, como muitos pensam, mas também para os adultos. Manter a capacidade de exercitar a fantasia é uma forma de manter a mente ativa e de proporcionar a si mesmo a capacidade de encontrar novas soluções para os mais diversos problemas.

Brincar é uma prática que mantém a saúde mental e física. Auxilia a aprender e a manter acesa a chama de respeito aos companheiros de jogo. E isso estimula o respeito entre as pessoas, atitude que contribui decisivamente para construir uma sociedade melhor.

Com esse espírito, criada e presidida pelo médico radiologista Roberto Avritchir, o Instituto Brinquedo Vivo (http://brinquedovivo.com.br/), organização sem fins lucrativos, é um exemplo disso. Reúne mais de 5 mil brinquedos populares. São autênticas obras de arte de todo o Brasil, em diversos materiais e diversos temas, como miniaturas de circos, estádios de futebol e cidades.

Esse acervo, hoje em ameaçador estado de decomposição, pela falta de conservação adequada, está guardado em um galpão no bairro da Barra Funda em São Paulo, SP, à espera de recursos para devida catalogação e merecida exposição em local adequado. Se esse material pudesse ser mostrado em toda sua grandeza, mais pessoas certamente recuperariam a vontade de brincar.

E é por meio do jogo e da arte que cada um de nós pode redesenhar seu papel no mundo. Afinal, somos muito mais do que máquinas de trabalhar. Temos em nosso potencial humano o DNA que nos permite criar e fantasiar. Podemos assim ser pessoas melhores para nós mesmos e para todos que nos cercam. Brincar e sorrir, mesmo na dificuldade, torna a vida melhor.

 

Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.



0 Comentários



    Ainda não há comentários.