• Cuiabá, 16 de Abril - 00:00:00

Vida - sua melhor professora!

A vida está sempre dando show. Ela é a melhor escola que existe para se viver como um grande protagonista.

Se eu estiver atento, observador, aluno.... Caramba! Estarei me tornando um grande professor; professor em primeiro lugar de mim mesmo, me guiando e me ensinando nesta jornada chamada vida, cheia de paisagens incríveis e também de obstáculos.

Estamos a cada momento, através das nossas atitudes, gerando informação para quem está à nossa volta; e ao mesmo tempo estamos diante de um arem de informações que estão sendo geradas para nós.

O grande segredo está em ser observador aluno, curioso, interessado e questionador.

Em um dia, por exemplo, eu vivencio a experiência de um atleta que, em uma prova difícil e extensa de triathlon, tem uma queda no meio do percurso e, muito desanimado, antes de entregar os pontos, relata que se lembra de uma ligação no dia anterior, de um amigo atleta mais experiente que, ao ligar para incentiva-lo e dar uma força antes da difícil prova, ao ouvi-lo sobre suas intenções e metas para o evento que aconteceria no dia seguinte, após seu desejo de coragem e força diz: “Saiba que no percurso você pode encontrar adversidades, coisas que não estavam nos planos. Se encontrá-las não aprofunde nelas, lembre-se do seu objetivo, do que você foi fazer ali; é isso que te encorajará a seguir e não desistir!”

Que lição! Ali a vida já estava lhe preparando para encarar a queda que este atleta iria sofrer com sabedoria e persistência durante a prova. Ele conta que no momento em que se levanta, machucado, eram essas palavras que ecoavam dentro de sua mente que fez com que seguisse após o desanimo tomar conta do seu interior. Foi ali que recuperou sua força!

Bom perceber que naquele momento a vida um dia antes deu um show deu uma lição e esse aluno estava presente e atento para usar a lição para superar o grande obstáculo que se mostrou, foi realmente um grande presente para seguir naquele desafio com mais leveza e resultados.

Outra situação: Um grupo de quatro garçons em uma praça de alimentação de um mesmo restaurante específico em meio a muitos outros restaurantes e garçons competitivos, do grupo de quatro, somente um tem a função de abordar e prospectar clientes. Sua postura diferente de seus concorrentes é de dar espaço e tempo ao cliente, não sufocando ou forçando a venda. Curiosamente, aquele restaurante é o mais cheio, parece que sua estratégia diferente de todos tem mais resultados que os demais. Neste movimento ele não só ganha, mas perde alguns clientes que não conseguem aparentemente se livrar do assédio dos garçons concorrentes, ou por outro motivo, ele também perde algumas vendas, assim quando isso acontece os três colegas de trabalho o criticam, apontam e falam sobre como ele deveria abordar, e assim seguem a maior parte do tempo cochichando e reclamando. Passam cerca de uma hora assim, apontando, criticando e quando este consegue reverter um cliente eles silenciam esperando a próxima venda perdida para seguirem suas críticas e sugestões de como ele deveria fazer.

 

Grande lição! Interessante aprender também que ali a vida está dando um show. Quantas vezes, assim como esse garçom, fomos criticados por tentar uma postura diferente da maioria? Quantas vezes ficamos sozinhos diante de um grupo imenso que apontava nossas falhas e fracassos? Quantas vezes nós somos os críticos daquele que ousa fazer diferente? Quantas vezes como aqueles garçons, ficamos criticando, criticando, mas não fazemos nada, não colaboramos em nada para além da crítica? Quantas vezes seguimos o pensamento coletivo, como manada, e não observamos os resultados?

A vida dando show, em um dia de oito horas na área externa de nossas casas. E isso é muito pouco diante de tantas outras situações mais sutis que passaram despercebidas, pois estávamos no piloto automático, perdidos em nossos pensamentos, devaneios, fora do tempo presente.

São dois fatos de reflexão, que se mostraram mais evidentes em minha vida naquele dia, que quis compartilhar aqui, para convidar você a se responsabilizar sobre o que precisa ver de fato, aprender e crescer. Estamos aqui pra isso.

Estamos vivendo tantas experiências por esses dias, mudanças a níveis coletivos inclusive, uma crise, um caos, desordem, tudo com um grande objetivo, com uma grande lição a ensinar; aprendizado!

E você? Para o que e para quem tem dado audiência?

Que tal se esta for revertida para crescimento e evolução de si mesmo?

A vida está dando um show neste momento. Ligue o seu alerta de estar aqui agora, presente e conectado.

Os professores estão presentes, lições estão querendo ser aprendidas, o aluno só precisa comparecer.

Expanda sua consciência para este toque em sua alma e gere ações transformadoras.

 

Cynthia Lemos é Psicóloga Empresarial e Coach na Grandy Desenvolvimento Humano. Especialista no Desenvolvimento de Líderes e Empresas tem a missão de: Expandir a Consciência e Gerar Ações Transformadoras – para pessoas e empresas que desejam evoluir em seus projetos e objetivos. Email: cynthia@grandy.com.br



0 Comentários



    Ainda não há comentários.